A primeira Rodada de Negócios Brasil-Colômbia, realizada entre os dias 14 e 17 de março, em Bogotá, poderá gerar um volume de negócio de US$ 900 mil nos próximos 12 meses às cinco empresas brasileiras de software que participaram do evento: Datalab, Módulo, MySky, Image Technology e PC Sistemas.
A expectativa é de Djalma Petit, coordenador-adjunto da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), que apoiou o evento organizado pela Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos).
Um dos resultados imediatos desse evento foi a celebração de um convênio entre a Softex e a Federacion Colombiana de la Industria del Software (Fedesoft), para promover ações conjuntas visando negócios e parcerias entre as empresas dos dois países. A Fedesoft reúne mais de 180 empresas de software da Colômbia.
As empresas brasileiras participaram de 63 reuniões de negócios. Durante o encontro, a Image Technology, que desenvolve soluções de BPM (Business Process Management), recebeu 13 pedidos de representação para o mercado colombiano. Roberto Hart, presidente e CEO da Image, informa que está em fase avançada de negociação de três contratos, sendo que dois são com o governo colombiano.
A Datalab, fornecedora de soluções móveis para celulares, smartphones e palmtops, também teve boa receptividade junto aos empresários colombianos. Francisco Diniz, diretor da empresa afirma que a linha de software e serviço apresentados pela Datalab são novidades na Colômbia e que há boas perspectivas de negócios naquele país. Ele espera fechar contratos com duas empresas colombianas interessadas na distribuição dos produtos da Datalab para toda a Colômbia e a América Central.
Especializada em soluções para aviação, a MySky Sistemas estima em US$ 200 mil o montante de negócios decorrentes dos sete contatos realizados durante a Rodada de Negócios Brasil-Colômbia. Para João Francisco Lisboa, diretor de desenvolvimento de negócios da empresa, o evento foi muito importante para que a MySky pudesse avaliar as oportunidades e a melhor estratégia para fazer negócios na Colômbia.
A Rodada de Negócios Brasil-Colômbia foi criada com objetivo de ampliar para US$ 3,5 milhões, ainda neste ano, as transações comerciais entre os dois países, envolvendo exportadores brasileiros de 21 setores, incluindo produtoras de software. Estiveram presentes 72 empresas brasileiras e mais de 150 compradores colombianos.