Internautas relatam aumento de problemas de segurança

0

Pelo 29% dos internautas pesquisados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br enfrentaram problemas de segurança na rede no ano passado.

Essa proporção aumenta segundo o grau de instrução e renda, de acordo com os números sobre Segurança na Rede, Uso do Email e Spam da 3ª Pesquisa Sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2007, divulgados nesta quinta-feira, 27/3.

A pesquisa reúne os indicadores sobre a disponibilidade e uso da Internet com a finalidade de avaliar e monitorar o desenvolvimento da rede no país.

"A tendência de crescimento se manifesta mesmo se considerarmos que as novas gerações de malwares são cada vez mais difíceis de serem detectadas quando infectam um computador", explica Mariana Balboni, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação).

Segundo ela, a iniciativa da pesquisa tem como objetivo acompanhar a evolução da Internet no Brasil e fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso e uso da rede, assim como a participação democrática de cidadãos e países na sociedade do conhecimento.

Um aspecto importante relacionado na pesquisa é a incidência de problemas ligados à freqüência de uso da Internet: 43% dos que usaram a rede diariamente declararam ter enfrentado problemas de segurança contra 14% dos que utilizaram a Internet uma vez por semana.

"Isto sugere que a percepção dos problemas está relacionada ao uso freqüente da rede, que por sua vez também está associado a fatores socioeconômicos: são justamente os indivíduos de maior renda e escolaridade que usam a rede com maior freqüência", comenta Mariana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.