Comissões não têm data para apreciar cargos de agências reguladoras

0

Com a redução de trabalho presencial gerada pela pandemia de coronavírus, indicações para cargos titulares de agências reguladoras terão suas apreciações postergadas pelo Senado. Nove mandatos já estão vencidos ou prestes a chegar à sua data limite, fim de março. 

O diretor da Secretaria de Comissões do Senado, Dirceu Machado, explicou à Agência Senado que ainda não existe fórmula remota para a realização das sabatinas nas comissões, pois o voto tem que ser secreto.

"As nomeações têm que seguir as leis. As agências preveem o mandato e tudo isso tem que ser submetido ao Senado. Temos princípios a serem obedecidos. As comissões ainda não detêm um software que permita votação a distância. Estamos trabalhando para buscar a solução", disse o diretor.

Segundo Machado, há apenas uma sabatina parada na Casa neste momento. A indicação de Carlos Manuel Baigorri para conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já foi lida em Plenário e está pendente na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). A medida aguarda relator e não tem data prevista para ser votada. 

A Anatel informou que está com seu Conselho Diretor completo, sem prejuízo para suas atividades. Isso foi possível com a designação de uma lista tríplice, publicada em 23 de janeiro. Segundo a agência, Carlos Baigorri está exercendo o cargo de conselheiro substituto.

Protocolo

O procedimento para as sabatinas é dado pelo art. 383 do Regimento Interno do Senado, que estabelece as normas para a escolha dessas autoridades. Entre elas, a mensagem que será lida em Plenário, contendo informações referentes ao histórico profissional da pessoa.

Após a leitura da mensagem, o relator designado apresenta seu relatório à comissão. É concedida, automaticamente, vista coletiva aos membros da comissão e divulgado o relatório por meio do Portal do Senado, no qual a sociedade pode encaminhar informações ou perguntas. Depois disso, a comissão convoca o candidato para ouvi-lo sobre assuntos pertinentes ao desempenho do cargo. O relatório é votado secretamente no colegiado e o parecer é apreciado pelo Plenário em sessão pública, sendo a votação procedida por escrutínio secreto.

Prorrogação

Está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto (Projeto de Lei 5762/19) que prorroga para agosto de 2022 a vigência de maior parte da LGPD, apresentado pelo deputado Carlos Bezerra (MDB-MT). Ele propõe dar mais tempo para que as empresas se adequem às complexidades na nova legislação. A matéria será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

"Hoje apenas uma pequena parcela das empresas brasileiras iniciou o processo de adaptação ao novo cenário jurídico", afirmou Bezerra à Agência Senado. A Lei Geral de Proteção de Dados começaria a vigorar em janeiro de 2020. Mas foi postergada para agosto deste ano com a promulgação da Lei 13.853/19, oriunda da Medida Provisória 869/18.

Para Bezerra, outra dificuldade é a morosidade na instalação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A instituição será responsável por editar os regulamentos e procedimentos sobre proteção de dados pessoais e privacidade. Ainda que a ANPD seja instalada rapidamente, não será possível discutir e aprovar as regulamentações em tempo hábil, diz o deputado. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.