NETmundial+10 divulga programação e abre consulta sobre os principais temas da governança do mundo digital

0

O NETmundial+10, organizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), divulgou a programação preliminar do evento, que será realizado nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo, com foco nos desafios globais para a governança do mundo digital. A organização quer ouvir os diferentes stakeholders, levando em consideração a geografia, raça e gênero, para a construção de consenso e governança democrática sobre este tema e, por isso, disponibiliza uma consulta pública, que servirá de base para o desenvolvimento da Declaração Final, com recomendações concretas para o futuro do ecossistema de governança.

"Precisamos discutir quais são os desafios da governança do mundo digital, com uma participação multissetorial forte, ouvindo a sociedade e os setores envolvidos. Para garantir diversidade adequada na construção das soluções que serão adotadas, é necessário que tenhamos bons mecanismos para promover a implementação do multissetorialismo nas diferentes esferas, em nível global, regional e local. E isso é o tema principal que está em jogo com a realização do NETmundial+10. Nós, enquanto CGI.br, esperamos mais uma vez liderar um debate tão relevante e deixar essa contribuição para a comunidade global", afirma a Chair do NETmundial+10 e Coordenadora do CGI.br, Renata Mielli.

A consulta está estruturada em torno de três grandes grupos de questões: Princípios para processos de governança do mundo digital; Diretrizes para a implementação de mecanismos multissetoriais; e Contribuições para processos em curso. O participante deverá apontar o grau de concordância com os pontos apresentados e, em alguns casos, detalhar seu ponto de vista em relação a determinados aspectos.

Programação visa a construção de mensagens conjuntas

O objetivo do NETmundial+10 não é duplicar esforços na discussão de questões específicas de governança da Internet e cooperação digital, mas sim criar uma arena que permita à comunidade construir em conjunto mensagens e compromissos políticos concretos sobre a abordagem multissetorial.

No primeiro dia, dois temas fazem parte da programação: "Desafios globais para a governança do mundo digital", que pretende ser um debate abrangente sobre o assunto, com um conjunto diversificado de participantes; e "Resultados da consulta e do projeto de documento final do NETmundial+10" que, por sua vez, é o mote para os membros do Comitê Executivo do evento discutirem brevemente as possibilidades e ouvirem os comentários do público. Ainda no dia 29/4, duas sessões de trabalho irão se aprofundar em aspectos específicos do documento final, à luz das contribuições recebidas do processo de consulta.

O dia 30/4, além de uma sessão de trabalho, concentrará debates em três temas: "Coordenação de processos: GDC (Global Digital Compact), WSIS+20 (World Summit on the Information Society), IGF (Internet Governance Forum) e outros", que irá refletir sobre a fragmentação dos espaços e as oportunidades para mais colaboração e coordenação; "Acompanhamento do NETmundial+10 e implementação dos resultados", que pretende reunir opiniões da comunidade sobre como os resultados do encontro serão levados adiante pela comunidade e como eles serão implementados em fóruns relevantes; e, por fim, "Plenária de encerramento: multissetorialismo para a governança do mundo digital", que tem como objetivo apresentar o documento final do NETmundial+10 e realizar uma breve discussão sobre possibilidades e meios de alcance para o público global.

Hartmut Glaser, secretário Executivo do CGI.br desde 1996, entidade responsável pelo registro de mais de 5,6 milhões de URLs no Brasil, a organização selecionou congressistas representativos não só de todos os continentes, diversidade de raça e gênero, mas também de setores empresariais, sociedade civil e área técnica para garantir a transparência das discussões.

O objetivo é construir coletivamente uma agenda comum, estruturada, de questões prioritárias para a comunidade global, e avançar o multissetorialismo para todas as esferas decisórias e de governança globais relevantes.

Um documento final do evento será elaborado para a ser enviado às autoridades brasileiras, ITU-ONU e instituições educacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.