A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP) com a preocupação de melhorar o seu sistema de gerenciamento, acaba de implantar o sistema Oracle Business Intelligence (BI) na sua infraestrutura, projeto realizado pela Bertini.
Agora, com a solução, a prefeitura será capaz de gerenciar todos os dados dos programas relacionados à área de Saúde e, consequentemente, ter base na hora das tomadas de decisões estratégicas.
No modelo antigo, as coletas de todas as informações eram realizadas via web e, agora com o Oracle, os dados serão adquiridos pelo Sistema de Gestão Integrada da Saúde Pública (SIGA) e transformados em documentação para monitoramento e planejamento. O projeto de BI tem como principal objetivo fazer com que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) passem a ter maior controle de todas as informações.
Com a utilização do Business Intelligence no gerenciamento, o órgão público de saúde terá a capacidade de acompanhar as mais de 300 mil mulheres grávidas do projeto "Mãe Paulistana", que recebem o tratamento materno desde o primeiro mês de gravidez, até o primeiro ano de vida da criança. A plataforma dará ao governo a possibilidade de controlar as 2,1 milhões de receitas atendidas pelo programa Gestão de Sistemas de Saúde e Remédio em Casa.
Além dos projetos, há vários sistemas transacionais que operam nas 800 unidades de saúde e no próprio gabinete da Secretaria, que possuem tecnologias e base de dados diferentes e agora serão gerenciadas pelo BI.