A Softex e o B.Bice – projeto de apoio e reforço às atividades de cooperação internacional, na ciência, tecnologia e inovação entre o Brasil e União Européia – promovem a palestra Projetos em TICs com recursos da União Européia, que acontece no dia 29 de abril, em Brasília. O objetivo é mostrar uma nova oportunidade para obtenção de financiamentos para iniciativas inovadoras às empresas de software e serviços de TI.
O evento foi apoiado pela Tecsoft, agente Softex para o Distrito Federal; pelo Sebrae/DF; APL TIC/DF; Assespro e Sinfor. "As instituições de ensino e de pesquisas brasileiras estão entre as principais beneficiadas pelo Programa-Quadro da União Européia. A partir da divulgação das oportunidades oferecidas também ao segmento empresarial, queremos replicar esse sucesso trabalhando em parceira com o B.Bice", afirma Arnaldo Bacha, vice-presidente executivo da Softex, acrescentando que palestras semelhantes deverão ser realizadas em outras cidades do País.
"As companhias nacionais, principalmente as pequenas e médias, necessitam de capital para desenvolver seus projetos. O Framework Programme 7 (FP7/Programas-Quadro), principal instrumento de financiamento utilizado pela União Européia para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento, conta com recursos da ordem de 50,521 bilhões de euros para o período de 2007 a 2013. A proposta desse encontro é pormenorizar como ele funciona e de que forma esses recursos podem ser pleiteados pelas nossas empresas", explica John Forman, diretor de Capacitação e Inovação da companhia.
Paulo Lopes, diretor-geral da Sociedade da Informação da Comissão Européia, apresentará o FP7 na área de TICs e na seqüência, Paulo Egler, coordenador do Projeto B.Bice, detalhará os mecanismos de apoio para as empresas brasileiras nos editais do FP7.