Com seis unidades espalhadas por quatro estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia), a MEC-Q – empresa de engenharia que atua na emissão de laudos sobre qualidade de equipamentos – terceirizou sua área de segurança, conectando suas filiais com redes virtuais privadas (VPNs). Seu desafio era interligar toda sua documentação e o pesado banco de dados, onde são armazenadas as informações críticas do sistema de emissão de certificados de calibrações.
De acordo com Arthur Cavalcante, coordenador do Departamento de TI da MEC-Q, a empresa já teve seu servidor de e-mails prejudicado por spams, além de ter sofrido ataques de vírus, antes dessa solução. A Corpflex implementou uma plataforma de segurança baseada em firewalls da SonicWALL que permitem a criação de redes VPN. "Com a conexão VPN, temos acesso fácil e seguro à rede corporativa. Com mais rapidez no acesso aos dados da empresa, não há mais o risco de ter informações desencontradas ou desatualizadas", diz Cavalcante.
Apesar de possuir departamento de TI próprio, a MEC-Q optou por terceirizar a implantação das soluções e adquiri-las como serviço. "Com a instalação e o suporte da infra-estrutura de TI terceirizado, podemos nos focar no nosso negócio e o departamento de tecnologia pode voltar-se para o sistema de emissão de certificados, específico da empresa", explica Cavalcante.