O Facebook anunciou na terça-feira, 26, a entrada no mercado de compras coletivas com seu novo serviço, o Deals. A ferramenta ainda está em fase de testes nos Estados Unidos e, segundo a rede social, funcionará de acordo com a localização dos usuários.
Segundo post no blog oficial do Facebook, o Deals será uma seção dentro do site principal da rede social, em vez de um serviço separado. Para participar das promoções, os usuários devem autorizar o novo serviço para que as ofertas, que serão postadas pelas próprias empresas, possam chegar a eles. Depois de habilitada a ferramenta, os internautas podem sugerir os descontos as pessoas de sua rede de relacionamentos do próprio Facebook.
Por enquanto, o Deals funciona apenas nas cidades de Atlanta, Austin, Dallas, San Diego e São Francisco, todas nos EUA. O site de relacionamentos não informa quando o serviço terá a versão definitiva.
Competição acirrada
A entrada do Facebook no mercado de compras coletivas vem um dia depois de o Google ter anunciado o lançamento do Google Offers, que também está em fase de testes e funciona apenas na cidade de Portland, nos EUA. O Offers, ao contrário do Deals, será um site independente, mas com a marca do Google. O anúncio do serviço vem poucos meses depois de o site de compras coletivas Groupon ter rejeitado inúmeras propostas de compra feitas pelo Google, que, segundo boatos, chegaram a US$ 6 bilhões.
- Portfólio