O Google Cloud continuua operando com prejuízo, embora os US$ 931 milhões perdidos no primeiro trimestre tenham caído em relação aos US$ 974 milhões ano a ano. No entanto, a Alphabet ainda registra crescimento robusto nos segmentos Google Search e Cloud, que subiram dois dígitos no primeiro trimestre de 2022. O lucro líquido da empresa caiu 8% ano a ano.
A receita geral aumentou 23% para US$ 68 bilhões durante o trimestre, com a publicidade do Google respondendo por US$ 54,7 bilhões desse total. Dentro da publicidade, a receita da Pesquisa Google e de outros segmentos aumentou 24%, para US$ 39,6 bilhões. A receita dos serviços do Google (incluindo publicidade e outras receitas) chegou a US$ 61,5 bilhões, um aumento anual de US$ 51,2 bilhões. Em outros lugares, a receita do Google Cloud saltou 44%, para US$ 5,8 bilhões.
Enquanto o Google Services registrou receita operacional de US$ 22,9 bilhões, o Google Cloud continuou operando com prejuízo, embora os US$ 931 milhões perdidos no primeiro trimestre tenham caído de US$ 974 milhões ano a ano. A empresa também registrou uma perda de US$ 1,2 bilhão em sua categoria Outras Receitas e Despesas, que a CFO Ruth Porat disse em uma teleconferência de resultados que foi "impulsionada por perdas não realizadas no valor dos investimentos em ações". Ao todo, o lucro da Alphabet caiu 8% para US$ 16,4 bilhões no primeiro trimestre, abaixo dos US$ 17,9 bilhões.
No segundo trimestre, Porat alertou que espera enfrentar comparações difíceis com seus números de 2021, que se beneficiaram de sua recuperação de uma queda relacionada à pandemia em 2020. Também espera ventos contrários contínuos de sua retração da Rússia após a guerra na Ucrânia. Porat disse que cerca de 1% da receita do Google no ano passado veio da Rússia, principalmente da publicidade.
Dito isso, a Alphabet espera um crescimento contínuo no Google Cloud. O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse que, para o resto de 2022, está entusiasmado com a inovação de produtos em várias áreas-chave, incluindo dados, análises, segurança cibernética e multinuvem aberta.
"Quando olho para a inovação no pipeline de produtos e a demanda geral que estamos vendo e quão cedo é nossa jornada, definitivamente há muito o que esperar", disse ele. "No geral, a execução foi ótima. Estamos ampliando, principalmente em nosso go-to-market também. E acho que isso vai funcionar bem."