HP e IBM lideram vendas de servidores no primeiro trimestre

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As vendas mundiais de servidores tiveram crescimento de 3,5% no primeiro trimestre na comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando US$ 13 bilhões, de acordo com pesquisa da consultoria IDC. Apesar da desaceleração da economia nos Estados Unidos, este foi o oitavo trimestre consecutivo de crescimento das receitas e o maior volume de vendas desde 2001. Ao todo, mais de 2 milhões de servidores foram embarcados no trimestre, um crescimento de 7,8% ano sobre ano.

Os números, segundo a consultoria, demonstram que a demanda mundial por servidores manteve-se saudável durante o trimestre, mesmo diante do crescimento da adoção da tecnologia de virtualização.

Volume de vendas de sistemas impulsionou o crescimento das receitas para 5,4% no primeiro trimestre, embora o crescimento tenha sido mais lento. No segmento de servidores high-end o crescimento superou as expectativas, perfazendo um aumento de 9,7% na comparação trimestral anual, enquanto na faixa de equipamentos midrange o mercado apresentou redução de 7,2%, o que representou o quarto trimestre consecutivo de declínio das receitas do segmento.

A HP e a IBM terminaram o trimestre empatadas na primeira posição, com 29% e 28,1% de participação de mercado, respectivamente (a IDC considera empate quando a diferença entre os fornecedores é de até um ponto porcentual). A HP ganhou 0,2% de participação de mercado, enquanto a IBM caiu 0,4% durante o primeiro trimestre. O crescimento da HP foi impulsionado pelo bom desempenho de vendas de suas linhas ProLiant, Integrity e BladeSystem. Já no caso da IBM, o crescimento das receitas foi impulsionado pelo desempenho da linha de servidores System z.

Em terceiro lugar ficou a Dell, com crescimento de 9,4% das receitas no trimestre e uma participação de mercado de 12,3%, seguida pela Sun Microsystems, cujas receitas com servidores diminuíram 1,8% no período, respondendo por 10,5% das receitas. Por fim, vem a Fujitsu-Siemens que manteve a quinta posição no ranking em termos de receitas, com 6,3% de participação de mercado.

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