A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, visando à modernização do serviço de diagnóstico por imagem, implantou os sistemas Agfa HealthCare para aumentar o volume de exames realizados anualmente, saltando dos atuais 25 mil exames mensais para mais de 30 mil.
A primeira etapa desse projeto foi concluída no final do ano passado e a equipe passa pelo período normal de adaptação aos novos processos e ferramentas. De acordo com Robson Miguel, gerente de vendas TI da Agfa HealthCare, toda equipe foi treinada e agora está se familiarizando com a nova tecnologia que integra os vários edifícios do Complexo hospitalar. "A complexidade desse projeto é grande, envolvendo mais de 500 usuários e integrando 2 sistemas distintos de gestão hospitalar" avalia Miguel.
O sistema RIS (Radiology Information System) foi instalado em todos os serviços administrativos, indo desde o agendamento dos exames até a elaboração dos laudos, que agora utilizam recursos de reconhecimento de voz para esta atividade.
O PACS (Picture Archiving and Communication System) que irá gerenciar aproximadamente 300.000 exames por ano, conta com dispositivos de armazenamento de alta performance e escalabilidade, interligando modalidades de exames como Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raios-X, Mamografia e Ultra-sonografia e 13 estações de diagnóstico sendo estas munidas de ferramentas de reconstrução de imagens em 3D.
"Nossa expectativa para este projeto na Santa Casa é muito positiva, pois colocará toda esta tecnologia a disposição da população carente, garantindo agilidade no atendimento e diagnósticos mais precisos e rápidos", concluiu Gilberto Rocha, diretor de Tecnologia da Informação.
- Saúde digital