Pesquisa diz que preocupação atual dos brasileiros com segurança diminuiu

0

Uma nova edição do Índice de Segurança Unisys, pesquisa semestral que mede a percepção da população sobre diversas áreas da segurança, aponta que mesmo após recentes ataques hackers noticiados pela Imprensa, a preocupação dos brasileiros com a segurança na Internet caiu 38 pontos em relação a 2011. De acordo com a apuração atual, o tema Segurança na Internet registrou pontuação de 117 em 2012 ante 155 no primeiro semestre de 2011, 146 em 2010, 149 em 2009 e 135 em 2008 – representando, portanto, o mais índice baixo já registrado no país nos últimos cinco anos. A escala de pontuação vai até 300 pontos.

O levantamento foi realizado em 12 nações. O Brasil apareceu em oitavo lugar no ranking das que mais temem a segurança na web. Antes dele, ocuparam as primeiras posições: Colômbia, México, Hong Kong, Alemanha, Nova Zelândia, Bélgica e Estados Unidos, respectivamente. Os países menos preocupados com o assunto, que integraram a nona, décima, décima primeira e décima segunda posição foram Espanha, Austrália, Inglaterra e Holanda.

Em comparação com a pesquisa realizada durante o primeiro semestre de 2011 no Brasil, o número de entrevistados que se disseram “seriamente preocupados” com a segurança de computadores, incluindo vírus e spams, diminuiu significativamente, de 60% no ano passado para 45% neste ano. Paralelamente, 33% dos brasileiros ouvidos em 2012 afirmaram não se preocupar com o tema, contra 13% no ano anterior.

Ainda de acordo com o levantamento feito este ano, 43% dos respondentes no Brasil afirmaram estar “muito preocupados” com a segurança durante a navegação e transações em lojas online e internet banking. Em 2011, 54% dos entrevistados disseram que se preocupavam seriamente com o assunto.

O Índice de Segurança Unisys também avaliou a percepção dos brasileiros nas áreas de segurança financeira, segurança pessoal e segurança nacional. A pontuação global do Brasil – abrangendo as quatro divisões da segurança pesquisadas, inclusive na internet – foi de 176 pontos no Índice, o quarto mais alto entre os 12 países pesquisados.
Para o levantamento, foram entrevistadas 10 mil pessoas abrangendo todas as nações participantes. No Brasil, foram ouvidas 934 pessoas, porta-a-porta, em 70 grandes áreas metropolitanas de todo o País no período de 20 de fevereiro a 12 de março de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.