Um novo estudo da Juniper Research descobriu o valor total do mercado de CPaaS (Communications-Platform-as-a-Service) vai chegar a US$ 25 bilhões em 2025; subindo de US$ 7 bilhões este ano. As plataformas CPaaS fornecem um serviço de gerenciamento centralizado para comunicações de saída, incluindo SMS, mensagens comerciais OTT, RCS e serviços de voz.
O estudo identificou a capacidade de efetuar pagamentos por serviços como RCS (Rich Communication Services) e mensagens OTT como um importante fator futuro da receita global de CPaaS nos próximos cinco anos.
O novo estudo, CPaaS: Perspectivas Futuras do Mercado e Oportunidades Emergentes 2020-2025, previu que, apesar de possibilitar novos recursos, mais de 95% da receita do CPaaS será atribuível ao SMS em 2020 devido à onipresença do SMS entre os assinantes móveis. No entanto, até 2025, o SMS cairá para 70% da receita, à medida que as soluções alternativas de mensagens rich media ganham força no espaço do CPaaS.
A pesquisa prevê que o RCS Business Messaging será a segunda maior fonte de receita de CPaaS nos próximos cinco anos; representando 15% da receita global até 2025. Ele destaca a capacidade de oferecer suporte a várias tecnologias de comunicação como sendo crítica para os fornecedores de CPaaS; ajudando-os a aumentar a proposta de valor de suas plataformas para marcas e empresas, fornecendo um serviço de gerenciamento centralizado para várias tecnologias de comunicação móvel de saída.
Fornecedores de CPaaS devem implementar recursos de pagamento
A pesquisa identificou os recursos de pagamento como chave para maximizar o valor dos serviços de CPaaS para assinantes móveis e usuários de serviços de CPaaS nos próximos cinco anos. Ele prevê que o crescimento de tecnologias de mensagens rich media, como o RCS, fornecerá a plataforma perfeita para aumentar os pagamentos móveis pelos canais de mensagens, à medida que o número de assinantes móveis compatíveis com RCS cresce nos próximos cinco anos.
O autor da pesquisa, Sam Barker, observou que "os fornecedores de CPaaS devem demonstrar o valor adicional que suas plataformas podem oferecer às marcas e empresas, com os serviços de pagamento sendo a principal maneira pela qual os fornecedores de CPaaS podem aumentar seu apelo de mercado".