WhatsApp é o aplicativo mais usado na pandemia, aponta estudo

0
0

Uma pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA – formado por professores e alunos da ESPM, avaliou o uso de aplicativos durante a pandemia de covid-19. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.

Segundo a pesquisa do NUMA, o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp foi, disparado, o mais utilizado — 97% das pessoas consultadas afirmaram utilizá-lo durante a quarentena. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). O app de streaming de filmes da Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados. (A pesquisa considerou respostas múltiplas.)

É possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).

Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. "Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos", diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.

Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais.

Confira aqui alguns dados da pesquisa (respostas múltiplas):

Aplicativos Mais Utilizados
97% WhatsApp
88% Instagram
75% YouTube
68% Netflix
55% Facebook
52% Zoom
41% iFood
24% Amazon Prime Video
23% TikTok
16% Microsoft Teams

Utilidade dos Aplicativos
77% Passar o tempo vendo vídeos
73% Conversar com amigos e família
50% Trabalhar em casa
49% Estudar em casa
41% Reduzir o estresse
38% Aprender algo novo
37% Pedir comida delivery
18% Fazer compras
14% Jogar em grupo
4% Outros

Sensações Relacionadas ao Uso dos Apps
73% Distração
58% Bem-estar
56% Sentimentos positivos
48% Ansiedade
48% Produtividade
41% Cansaço
38% Estresse
28% Solidão

Deixe seu comentário