A Bandeirantes Deicmar, empresa especializada em logística integrada portuária, fechou recentemente uma parceria com a Populos, para modernizar toda sua infraestrutura digital, trocando os data centers antigos por um modelo hiperconvergente, com mais organização, escalabilidade, e, principalmente, redução de espaço físico. Antes, a Bandeirantes contava com 20 racks em sua operação, sendo muitos deles obsoletos, e eles foram substituídos por apenas três, que com a utilização de tecnologia Nutanix garantiram mais armazenamento e agilidade nos processamentos.
Antes de dar início ao projeto, a Populos fez diversas reuniões e visitas ao cliente, incluindo um workshop para os colaboradores da empresa para a transmissão de conhecimento. "O pré-projeto não foi simplesmente um questionário padrão em que o parceiro responde o que ele tem e a gente devolve com uma proposta. Foram meses de conversas, onde fizemos apresentações para toda a equipe de infraestrutura da Bandeirantes, introduzindo a ferramenta Nutanix", comenta Ana Jardim, account manager da Populos.
Anteriormente, a Bandeirantes Deicmar utilizava um modelo de arquitetura física legada de três camadas, e sem redundância near real time, ocasionando em problemas com processamento, gerenciamento e disponibilidade das máquinas virtuais. Com as atualizações para a nova arquitetura hiperconvergente, a empresa começou a sentir os efeitos positivos da instalação em diversas áreas, como na administração, performance, redução de consumo de energia e espaço.
"Em nossas reuniões iniciais, levantamos quais eram os workloads do cliente, ou seja, o que eles possuíam de softwares, servidores, camadas de rede, todas informações possíveis sobre a operação e fizemos um trabalho de atualização desses canais", comenta Roberto Yang, engenheiro de vendas da Populos.
Dentre os principais benefícios da evolução na infraestrutura, é possível destacar três pontos principais:
• Gerenciamento – gerenciamento de todo o ambiente de TI por meio de um único portal, antes era necessário administrar diversas telas;
• Redução de energia no datacenter – são utilizados apenas dois appliances dentro do novo datacenter, substituindo a estrutura antiga do parceiro;
• Evolução da arquitetura – antes o cliente trabalhava em uma arquitetura conhecida como "tradicional", com três camadas, que foi substituída por uma camada hiperconvergente, fazendo com que elas se tornassem uma só, trazendo mais organização, performance e redução de gestão ao cliente.
As modificações implementadas tiveram um impacto direto na operação dos funcionários da Bandeirantes Deicmar e de seu cliente final. Com a otimização e criação de alta disponibilidade nos processos críticos, houve uma melhora perceptível em diversos procedimentos, resultando em maior performance das aplicações, e por consequência, dos processos. "A Populos nos trouxe a tecnologia e a visão necessárias para criar um ambiente com agilidade e hiperconvergência, trazendo impacto direto em nossa estrutura de Disaster Recovery e recuperação de dados, mitigando os riscos operacionais, aumentando a resiliência, além de otimizar processos e reduzir os servidores físicos com as soluções implementadas. Tudo isso impactou em uma melhor entrega ao nosso cliente interno e externo", comenta Fernando Justino, gerente de TI da Bandeirantes Deicmar.
Para a empresa portuária esse é a apenas um dos passos de toda uma transformação digital que está em curso e que é vista como meta fundamental para os próximos anos. "Somos parceiros da Populos há anos e é muito interessante ver o resultado de nossas ferramentas aplicadas a diversos segmentos. A aplicação de Nutanix é inédita na área de logística portuária e estou certo de que isso será um diferencial para a Bandeirantes Deicmar no mercado, principalmente na redução de energia e na possibilidade de melhor gerenciamento de seus sistemas", diz Leonel Oliveira, country manager da Nutanix.
A Bandeirantes Deicmar projeta fazer a implementação de novas fases de seu projeto terminal inteligente, que contempla adicionar tecnologia em todas as operações da empresa, reduzindo custos e melhorando suas entregas, além de criar processos de automação com IOT e desenvolver projetos que aproximam o cliente final e a operação de forma transparente. "Contamos com a Populos para ser nosso braço estratégico durante essa jornada de transformação digital. Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais e ansiosos para as mudanças que estão por vir", conclui Fernando Justino.