Bandeirantes Deicmar troca data center por modelo hiperconvergente

0

A Bandeirantes Deicmar, empresa especializada em logística integrada portuária, fechou recentemente uma parceria com a Populos, para modernizar toda sua infraestrutura digital, trocando os data centers antigos por um modelo hiperconvergente, com mais organização, escalabilidade, e, principalmente, redução de espaço físico. Antes, a Bandeirantes contava com 20 racks em sua operação, sendo muitos deles obsoletos, e eles foram substituídos por apenas três, que com a utilização de tecnologia Nutanix garantiram mais armazenamento e agilidade nos processamentos.

Antes de dar início ao projeto, a Populos fez diversas reuniões e visitas ao cliente, incluindo um workshop para os colaboradores da empresa para a transmissão de conhecimento. "O pré-projeto não foi simplesmente um questionário padrão em que o parceiro responde o que ele tem e a gente devolve com uma proposta. Foram meses de conversas, onde fizemos apresentações para toda a equipe de infraestrutura da Bandeirantes, introduzindo a ferramenta Nutanix", comenta Ana Jardim, account manager da Populos.

Anteriormente, a Bandeirantes Deicmar utilizava um modelo de arquitetura física legada de três camadas, e sem redundância near real time, ocasionando em problemas com processamento, gerenciamento e disponibilidade das máquinas virtuais. Com as atualizações para a nova arquitetura hiperconvergente, a empresa começou a sentir os efeitos positivos da instalação em diversas áreas, como na administração, performance, redução de consumo de energia e espaço.

"Em nossas reuniões iniciais, levantamos quais eram os workloads do cliente, ou seja, o que eles possuíam de softwares, servidores, camadas de rede, todas informações possíveis sobre a operação e fizemos um trabalho de atualização desses canais", comenta Roberto Yang, engenheiro de vendas da Populos.

Dentre os principais benefícios da evolução na infraestrutura, é possível destacar três pontos principais:

• Gerenciamento – gerenciamento de todo o ambiente de TI por meio de um único portal, antes era necessário administrar diversas telas;

• Redução de energia no datacenter – são utilizados apenas dois appliances dentro do novo datacenter, substituindo a estrutura antiga do parceiro;

• Evolução da arquitetura – antes o cliente trabalhava em uma arquitetura conhecida como "tradicional", com três camadas, que foi substituída por uma camada hiperconvergente, fazendo com que elas se tornassem uma só, trazendo mais organização, performance e redução de gestão ao cliente.

As modificações implementadas tiveram um impacto direto na operação dos funcionários da Bandeirantes Deicmar e de seu cliente final. Com a otimização e criação de alta disponibilidade nos processos críticos, houve uma melhora perceptível em diversos procedimentos, resultando em maior performance das aplicações, e por consequência, dos processos. "A Populos nos trouxe a tecnologia e a visão necessárias para criar um ambiente com agilidade e hiperconvergência, trazendo impacto direto em nossa estrutura de Disaster Recovery e recuperação de dados, mitigando os riscos operacionais, aumentando a resiliência, além de otimizar processos e reduzir os servidores físicos com as soluções implementadas. Tudo isso impactou em uma melhor entrega ao nosso cliente interno e externo", comenta Fernando Justino, gerente de TI da Bandeirantes Deicmar.

Para a empresa portuária esse é a apenas um dos passos de toda uma transformação digital que está em curso e que é vista como meta fundamental para os próximos anos. "Somos parceiros da Populos há anos e é muito interessante ver o resultado de nossas ferramentas aplicadas a diversos segmentos. A aplicação de Nutanix é inédita na área de logística portuária e estou certo de que isso será um diferencial para a Bandeirantes Deicmar no mercado, principalmente na redução de energia e na possibilidade de melhor gerenciamento de seus sistemas", diz Leonel Oliveira, country manager da Nutanix.

A Bandeirantes Deicmar projeta fazer a implementação de novas fases de seu projeto terminal inteligente, que contempla adicionar tecnologia em todas as operações da empresa, reduzindo custos e melhorando suas entregas, além de criar processos de automação com IOT e desenvolver projetos que aproximam o cliente final e a operação de forma transparente. "Contamos com a Populos para ser nosso braço estratégico durante essa jornada de transformação digital. Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais e ansiosos para as mudanças que estão por vir", conclui Fernando Justino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.