Microsoft trabalha em nova versão do Windows Server para chip ARM, diz site

0
6

A Microsoft está trabalhando em uma versão do Windows Server que irá operar com chips da ARM Holdings. A companhia, porém, ainda não teria decidido se vai tornar o software disponível no mercado, segundo pessoas próximas à empresa à Bloomberg. Atualmente, a fabricante de software oferece o sistema operacional para servidores somente para uso em processadores baseados na tecnologia da Intel x86.

Uma versão do Windows Server baseada em chip da ARM poderia ajudar a reforçar os esforços dos fabricantes de computadores para trazer a tecnologia da fabricante britânica de chips a computadores mais poderosos, o que também poderia desafiar o domínio da Intel, avaliam analistas.

Segundo eles, a versão do Windows Server para o chip da ARM — que licencia sua tecnologia usada em processadores e vende projetos — poderia também gerar novos recursos para a companhia britânica cuja receita com royalties foi decepcionante no terceiro trimestre, que somou US$ 320,2 milhões ante uma expectativa do mercado de US$ 326,3 milhões.

A ARM domina o mercado de chips para dispositivos móveis, ao passo que a Intel detém 98% do segmento de processadores utilizados em servidores que operam com chips de computadores pessoais.

Procuradas pela agência de notícias, tanto a Microsoft quanto a ARM não quiseram comentar o assunto.

A HP e outras empresas têm sustentado que os chips da ARM têm espaço no segmento de servidores por causa principalmente da tecnologia de economia de energia e ao preço mais acessível. Neste ano, a HP começou a oferecer uma versão de sua linha de servidores Moonshot que opera com processadores ARM.

Deixe seu comentário