Quando adotar IaaS é a melhor opção?

0

Encerrando a 2ª edição do Cloud Evolution Forum 2022, promovido pela TI INSIDE,  nesta quarta-feira, 26, no formato 100% digital, o tema foi quando IaaS é opção? Assim como tantas outras metodologias e tecnologias como Serviço estão dominando a TI, não é de estranhar que muitas empresas optem  em  manter sua infraestrutura e dados no local, mas muitas  estão adotando a infraestrutura como serviço (IaaS) para otimizar proativamente sua estratégia de implantação em uma infraestrutura híbrida de nuvem pública e nuvem privada para TI e ganhos de negócios.

Pablo Werneck, Diretor de negócios na Skymail  assinala que   quando se fala em nuvem e aplicações de negócios, estamos falando de Transformação Digital, cujo conceito é amplo, mas que diferença entre o simples digitalizar processos do criar novos processos.

"Criar processos para ter uma melhor experiência e melhor desempenho de negócios através da tecnologia se viabilizam , em muitos casos, somente pela existência da cloud. Na TI clássica ou operacional, muito investimento é necessário, onde se precisa  cuidar dos hardwares até as atualizações de software, mais pessoal etc. . Ao se  colocar  a infraestrutura em  nuvem, não há só um redimensionamento de custos e investimentos como também , conceitualmente  se  faz um movimento para a real Transformação Digital da organização",  salientou.

Conforme explicou muitos são os fatores que aceleram a adoção de cloud como por exemplo o  trabalho híbrido, a maior conectividade/ terceirização da atividade meio, aderência às regulações  e conformidades , bem como a  sustentabilidade e eficiência energética (ESG)

"Com certeza a cloud não é solução para tudo, mas faz sentido em vários momentos para a empresa. E são várias as modalidades de cloud disponíveis no mercado", disse e acrescentou, " mas as vantagens são tangíveis seja qual for a opção adotada como: controle da infraestrutura,  transparência, portabilidade, ganho em escala, ter os dados em poder da empresa, segurança,  disponibilidade e performance.  Não existe resposta simples para problemas complexos , mas deve-se considerar sempre as opções da nuvem.", reforçou o executivo.

De acordo com  Luciano Cebula, Gerente de TI na Eletrofrio Refrigeração – Indústria especializada em refrigeração comercial e em expositores refrigerados, câmaras frigoríficas e sistemas de geração de frio alimentar – o  IaaS  foi a solução encontrada pela companhia para atender as demandas de TI.

"Naturalmente  havia preocupações sobre segurança, conectividade, migração, mas que foram substituídas pelas vantagens  da escalabilidade sob demanda disponibilidade, mobilidade, segurança, liberação da TI para atividades fins além de melhorar o controle e os custos", afirmou.

"Na nossa experiência, comparando Data Center local e a  nuvem para infraestrutura como serviço,  afirmam que houve muito sucesso na transposição.   Para isso é importante, no meu ponto de vista, ter um parceiro para acompanhar o processo e também realizar uma análise  dos pontos fracos, dos pontos de risco da operação. Aqueles que sabemos que vão falhar, mas devem estar claros para poder mitigar", recomendou o executivo.

Como ressaltou o executivo, o tipo de problema é que determina a ferramenta. "São muitos os serviços disponíveis pelos fornecedores – de forma rápida e barata –  analisar as ferramentas para ver a melhor opção, conhecer as novidades  e ter um novo perfil de TI  focado na gestão são  aqueles ajustes finos nos processos  imprescindíveis para quem está olhando para o futuro", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.