Como a nuvem potencializa o uso de IA

0

Considerada hoje uma das grandes tendências do setor de TI, a utilização de Inteligência Artificial na nuvem é uma das capacidades que  por meio de sua integração com outras tecnologias possibilita otimizar processos e tem revelado  excelentes resultados operacionais. Se há algum tempo este tipo de tecnologia era acessível apenas para grandes corporações, atualmente eles estão ao alcance de empresas de diferentes portes e segmentos.

O tema foi discutido num painel na 2ª edição do Cloud Evolution Forum, promovido nesta terça-feira, 25,  promovido pela TI INSIDE no formato 100% digital.

Para Carlos Eduardo Leite, CIO da Nuveto, o uso da nuvem apresenta aspectos importantíssimos, seja para TI, propriamente dita, seja para a gestão dos negócios. Ele destaca a confiabilidade que a nuvem proporciona  em termos de  redundância  aliada a segurança da informação

Ele  reforça que IA  para os dados em nuvem viabiliza a integração das informações com diferentes sistemas, permitindo um melhor gerenciamento dos recursos de hardwares e softwares, sendo evidenciado  benefícios da implementação com maior capacidade de acesso aos dados, melhoria da gestão e redução de custos.

"Ao aderir a nuvem é possível ter um aspecto muito relevante como a  geo redundância e  alta disponibilidade  que os  provedores proporcionam, assim eles cuidam da nuvem e a empresa do core business", argumenta o CIO da Nuveto.

Além disso, ele aponta outras vantagens como a segurança da informação e a  produtividade, como dois outros grandes  incentivos para quem opta pela nuvem.

Richerland Medeiros,  CTO e Diretor de Produto e Tecnologia da Pixeon  empresa de soluções para área de saúde, explicou que embora haja muitas informações sobre o uso da Inteligência artificial geral em saúde, mas maior o uso ocorre na análise de imagens de tomógrafos e para áreas específicas do corpo, pois a saúde está  longe  do seu uso neste sentido mais amplo.

" Usamos modelos de IA para classificar eventos apontados nas imagens que devem estar na velocidade do cotidiano das clínicas para informação de médicos e pacientes.  Isso não seria possível  sem cloud.  Todos os modelos são compartilhados e novos são feitos para armazenamento e uso, tudo simultânea e automaticamente, anonimizadas e autorizadas, para se somar a outras imagens de múltiplas fontes. A IA permite, com modelos melhores e um melhor nível de ação, de diagnóstico  do que uma plataforma conversacional", contou.

Para Renato Teixeira, Diretor-Executivo de Produtos e Plataformas as Services da VR, a entrega de serviços com rapidez e qualidade  dentro do ecossistema da empresa só é possível ao uso de tecnologia baseada em nuvem.

"A VR foi buscar consultoria para montar de forma estratégica, como a nuvem poderia possibilitar o uso e a preservação dos seus dados, além de identificar quais as demandas, qual o posicionamento sobre  a gestão de dados mais adequada para estar  em linha com a tecnologia, governança ,processos e pessoas", salientou o executivo.

Diante dessas diretrizes  a empresa se posicionou rumo aos negócios  baseados em  tecnologia, daí a governança , organização, processos de gestão são  muito fortes na estratégia de negócios.

Paulo Manzato, VP da Talkdesk para América Latina  reforçou que  a Inteligência Artificial  tem se destacado pelo incremento  que tem tido em todo o mundo. "Não mais como um hype mas com impacto real, visto o grande número de startups que nem existiriam se não fosse a  tecnologia e a cloud ", disse.

Segundo ele, nada pode atingir a vantagem competitiva  possibilitada pela AI para as empresas sejam elas pequenas ou grandes, ou seja , a tecnologia impulsiona os negócios e os negócios se distinguem pela inovação que apresentam ", comentou

Da mesma forma, Rui Bueno, diretor de Customer Advisory  do SAS, concorda essa visão . "A nuvem nos permitiu compartilhar, acionar parceiros e fornecedores, ganhar vantagens competitivas, sermos mais pervasivos e engajar as áreas de negócio.  A IA e o Machine Learning disponibiliza análises e técnicas para usuários comuns", especificou.

De acordo com o especialista, há 5 anos atrás havia  muita dependência do hardware físicos, pagos por  todas as etapas de trabalho  e que era dimensionado até em prejuízo da escalabilidade, com custos em pessoal e financeiro. "Este ambiente  de cloud, com  fornecedores  que  viabilizam  processos e projetos na  velocidade esperada e dimensionada.   Daqui para frente tudo estará  na nuvem  cuja responsabilidade será repassada e terceirizada possibilitando, com isso, mais tempo para tratar do negócio", argumentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.