TCU aponta falhas de fiscalização da Anatel e propõe melhorias

0

Em auditoria realizada na Anatel, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas no processo de fiscalização e limitações na estratégia de acompanhamento de qualidade dos serviços de telecomunicações. O órgão constatou ainda que a baixa materialidade das sanções e a falta de ?tempestividade? dos processos sancionatórios parecem explicar a inércia das operadoras na resolução de problemas e, por conseqüência, o alto índice de reclamação dos usuários de serviços telefônicos.

A auditoria foi realizada para avaliar a atuação da Anatel no acompanhamento da qualidade da prestação dos serviços de telefonia fixa e móvel. Para melhorar o atendimento das prestadoras e garantir a qualidade da prestação dos serviços de telefonia, o TCU determinou que a agência apresente, em 180 dias, proposta de revisão da regulamentação relativa à qualidade da prestação dos serviços de telecomunicações, com vistas a adequá-la a padrões de qualidade compatíveis com as exigências dos usuários.

O órgão também recomendou ao Ministério das Comunicações que realize em conjunto com a Anatel análise das necessidades de recursos para o bom funcionamento da agência reguladora, com o fim de evitar que cortes orçamentários impostos sobre a agência não venham a comprometer atividades regulatórias e fiscalizatórias essenciais que afetam os quase cem milhões de usuários do sistema. O TCU fará monitoramento das determinações. O ministro Ubiratan Aguiar foi o relator do processo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.