Governo de SP faz acordo para que estudantes usem ferramentas do Google

0

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou nesta quarta-feira, 27, uma parceria com o Google, com o objetivo de ampliar e aprimorar a interatividade nas salas de aula das escolas estaduais. O acordo, inédito no mundo, faz parte da política de tecnologia educacional desenvolvida pela pasta para levar aos estudantes e docentes aplicativos e ferramentas inovadoras, desenvolvidas para facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos administrativos.

Um canal de transmissão (hangout) para as mais de 5 mil escolas estaduais possibilitará a interação em tempo real entre estudantes e professores, além de possibilitar a criação de grupos por disciplina ou área de interesse. Além de videoconferências, os novos aplicativos permitirão a construção de materiais em tempo real entre diversos alunos e a tutoria de professores. Será possível ainda a criação de rede sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos, promovendo e aperfeiçoando a comunicação virtual. Ainda de acordo com a Secretaria da Educação, os 4,3 milhões de alunos das escolas estaduais terão e-mails personalizados com capacidade de 25 GB, o que possibilitará o armazenamento e a troca de material entre eles.

A cerimônia de assinatura do acordo contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do secretário da Educação, professor Herman Voorwald, e do presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho.

Treinamento e capacitação

As novas ferramentas serão disponibilizadas gratuitamente e os educadores receberão treinamento e capacitação da equipe de educação do Google, em  consonância com as diretrizes da pasta. As práticas serão realizadas por meio da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores) da Secretaria da Educação.

A ação é articulada a projetos tecnológicos já consolidados na Secretaria, como o Acessa Escola — programa pioneiro de inclusão digital e de acesso livre à internet nas unidades escolares de todo Estado — e a Escola Virtual do Estado de São Paulo (Evesp), que oferece plataformas digitais com cursos interativos de idioma e preparatórios ao vestibular, por exemplo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.