Quando iremos abandonar as tradições e usar a tecnologia?

0

Vivemos uma era em que o novo se torna obsoleto em um piscar de olhos. Não há limites para tecnologia em uma sociedade que respira por novidades. É por conta deste anseio que os celulares viram smartphones, as lojas invadem o e-commerce e o mundo fica cada vez mais conectado.

No entanto, esse processo não é uma unanimidade para todos os setores, porque ele exige um pré-requisito extremamente importante: a aceitação. Sob o pretexto de uma suposta "manutenção das tradições", existe algumas áreas que recusam a tecnologia e se prendem ao passado.

Um exemplo claro é a educação. Estamos em pleno século XXI, mas nosso ensino ainda é engessado como o de tempos anteriores. Se analisarmos bem, a educação atual compreende três séculos: uma metodologia de ensino do século XIX, professores que aprenderam no século XX e tecnologia disponível do século XXI. O resultado são alunos perfilados em suas mesas, com o smartphone na mão e ligados nas redes sociais, enquanto o professor fica de costas, escrevendo no quadro negro.

A culpa pelo atraso não é da tecnologia, pois temos à nossa disposição plataformas com cursos online, aplicativos que facilitam o aprendizado e diversas outras soluções que integram a tecnologia ao ensino. No entanto, as inovações raramente são colocadas em prática e as salas de aula não abrem mão do método tradicional.

Isso se repete em outros setores importantes para o desenvolvimento de uma sociedade, como é o caso da saúde. Hoje em dia conseguimos pedir comida ou chamar um taxi facilmente por meio de aplicativos, mas marcar uma consulta já é um processo mais burocrático, que costuma exigir no mínimo uma ligação.

Não há uma explicação lógica para a resistência à tecnologia nestas e em outras áreas. Mas é notório que existe um certo receio em aceitar mudanças que podem revolucionar um sistema complexo. Em outras palavras, é muito mais fácil utilizar a tecnologia para facilidades do cotidiano do que em setores consolidados, em que a inovação pode mudar estruturas que já estão presentes há anos. Dessa forma, é mais cômodo para os profissionais que atuam nestas áreas deixar tudo como está, manter a tradição e repetir o modelo que se arrasta no tempo.

O problema é que esses sistemas apresentam falhas cada vez mais claras. Faria sentido manter a tradição se nossa educação ou nossa saúde fossem perfeitas. Mas sabemos que há muito a melhorar, e a tecnologia pode ser a solução para estes desafios.

Revoluções não acontecem todos os dias na história da humanidade, o Brasil não participou ativamente da Revolução Comercial, tampouco da Revolução Industrial e está deixando passar a Revolução Tecnológica. É um momento precioso no qual toda a estrutura da sociedade poderá ser modificada através do uso da tecnologia.

Portanto, falta coragem para que profissionais, gestores e o próprio poder público tomem uma atitude. É hora de romper as tradições, colocar o dedo na ferida e acompanhar as inovações que o mundo oferece. Já temos todas as ferramentas, só falta arregaçar as mangas e usá-las sem moderação.

Dirceu Minetto, CEO e fundador da Edumais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.