O iPad é o tablet usado na maioria dos acessos à internet nos Estados Unidos e Canadá, de acordo com a Chitika Insights. Segundo a empresa de pesquisas, o equipamento da Apple foi utilizado por 87% dos internautas nos dois países. O índice é apenas um ponto percentual abaixo do registrado no ano passado. A Chitika considerou tráfego entre os dias 8 a 14 de dezembro.
A diferença entre os demais tablets é tão grande que a métrica utilizada pelo levantamento é o número de acessos proporcionais aos medidos no iPad. A outra marca com maior uso no acesso à web, mesmo sem chances de concorrer diretamente com o iPad, é o Kindle Fire. O tablet da Amazon chegou a 4,88 impressões de página a cada 100 acessos feitos pelo tablet da Apple, o equivalente a 4,25% de participação de mercado, um aumento de 20% quando comparado ao desempenho do mesmo período de 2011, quando detinha 3,57% de market share.
O Google Nexus, tablet da empresa de buscas fabricado pela Asus, teve uma elevação de mais de 15% de participação de mercado na mesma base de comparação, saindo de 0,91% para 1,06%. Já o Samsung Galaxy registrou 2,65% de market share neste ano, aumento em relação aos 2,36% do tráfego online do ano passado.
A Chitika não enxerga nenhuma ameaça à hegemonia do iPad nesses mercados considerando o uso do tablet para acesso à internet e planeja realizar outra medição em janeiro para contemplar o uso dos aparelhos adquiridos no fim de ano.