O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 3,06 bilhões neste Natal, crescimento abaixo dos 25% esperados pelo segmento e 18% acima do obtido no ano anterior, quando foram faturados R$ 2,6 bilhões.
Os dados são da e-bit, especializada em informações do comércio eletrônico, e referem-se às vendas feitas entre 15 de novembro e 24 de dezembro.
Entre os fatores que podem ter freado o consumo no período a e-bit destaca o endividamento dos e-consumidores e o sucesso da Black Friday (dia 23/11).
A empresa de informação salienta que o Black Friday obteve pico de crescimento de 143% e provocou atrasos na entrega nas semanas seguintes, desacelerando as vendas para o período. De fato, segundo a empresa, 18,37% dos pedidos não foram entregues no prazo, contra 13% no ano anterior.
O ticket médio no Natal ficou em R$ 359,00 e o número de pedidos chegou a 8,5 milhões, segundo a e-bit. A categoria mais vendida foi "Moda e Acessórios" com 12% do volume de pedidos, seguida de "Eletrodomésticos" com 11%.
A Navegg, especializada em dados de audiência online, informa que nos últimos 30 dias 18,93 milhões de internautas brasileiros utilizaram a internet para buscar produtos. Desse total, 42% pertencem à nova classe média.