Com Force10 Networks, Dell pretende ser mais agressiva no mercado de data center

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Considerado como um dos negócios mais importantes realizados ultimamente para a estratégia da Dell, a compra da Force10 Networks foi crucial para o plano da empresa de atacar de forma mais agressiva o mercado de data centers, que tem como carro-chefe o framework VNA, sigla em inglês para arquitetura de rede virtual. Como a nova arquitetura, a Dell promete acessibilidade, simplificação e interoperabilidade com os benefícios da virtualização de data centers.

"Analistas projetam que os mercados de redes e data centers terão expansão de 8% e 10%", explica o chefe de produto e marketing da Dell Force10, Arpit Joshipura. Com objetivo de elevar a participação nesses mercados e crescer acima desses níveis, ele diz que a companhia vai oferecer um sistema de hardware e software próprios, mas também operar com plataformas concorrentes. "O sistema está licenciado para operar com plataformas da Oracle e da Cisco", afirma.

A acirrada competitividade no mercado de data centers estimula o posicionamento Dell, uma recém-chegada nessa disputa. "Nenhum negócio quer estar preso a um sistema caro e fechado como o da Cisco. Nós oferecemos soluções completas, mas também uma alternativa mais eficiente de virtualização para as empresas que não desejam abandonar completamente a arquitetura de rede já implantada", provoca Joshipura. De acordo com ele, a VNA consume apenas 25% da energia utilizada em um data center convencional de porte médio, a 20% do preço.

Segundo o executivo, antes da compra da Force10, a Dell contemplava um mercado incompleto de data center, estimado em US$ 7 bilhões. Agora, com a oferta de soluções integradas, ele diz que ela irá atuar em um mercado avaliado em US$ 20 bilhões anuais. "No ano passado, acumulamos 50% de crescimento e expandimos nosso negócio para mais de 80 países, o que comprova nosso potencial", ressalta Joshipura.

Gestão de rede

Outra aposta da Dell está no mercado de gerenciamento de redes, por meio da Dell Kace, empresa com apenas 400 funcionários em todo o mundo, que concorrerá com as gigantes HP e IBM na área de software de gestão de sistemas de rede. Fruto da aquisição feita há dois anos, a Dell Kace se expandiu internacionalmente e aterrissou no Brasil, onde desde dezembro possui uma pequena equipe de quatro pessoas. "Ao lado da China, o Brasil é um dos nossos mercados prioritários a partir de agora devido ao enorme potencial, principalmente entre as médias empresas", explica o gerente global da Dell Kace, Rob Mainhardt. Dentre as empresas que já adotaram as soluções da companhia estão o Hospital do Coração e a Melhoramentos.

A divisão internacional da Dell Kace representa 25% da receita total da divisão. A meta de crescimento para este ano é entre 2% e 4%. "Estamos trabalhando com equipes locais no Brasil, Austrália e Japão e estruturando nossa chegada na Índia, México, Oriente Médio", explica Mainhardt.

*A jornalista viajou a São Francisco, Califórnia, a convite da Dell.

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