Abragames empossa nova diretoria

0

Nesta quarta-feira, 27, a nova diretoria executiva e do Conselho Fiscal e Consultivo da Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais – Abragames, tomou posse em São Paulo. A nova diretoria foi eleita em 5 de outubro de 2017 e ficará à frente da instituição até 2021. Para Sandro Manfredini, novo presidente da Abragames,  estar à frente da associação "é uma honra e, ao mesmo tempo, bastante responsabilidade. Ao lado de todos os diretores, corpo executivo da Abragames, e dos desenvolvedores brasileiros, vou seguir dando a minha contribuição pra continuar este processo de crescimento impressionante que nossa indústria está vivendo".

Durante a gestão passada,a Abragames cresceu em número de associados e passou a ser protagonista nas políticas públicas para o setor. Houve uma reformulação do modelo associativo com a criação de novos planos, como o Starter, Nacional, Global, além do Júnior, voltado para pessoas físicas ou Micro Empreendedores Individuais. Em dois anos a Abragames associou  117 empresas, sendo 57 no Plano Global, que dá acesso a participar das ações do Brazilian Game Developer, projeto em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No campo das políticas públicas, a Abragames passou a ter uma cadeira no CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, órgão responsável pela avaliação dos projetos submetidos à Lei Rouanet. Thiago de Freitas, diretor da Abragames, foi o responsável pela inclusão de produtos específicos do setor de jogos eletrônicos, o que garantiu que os projetos de games aprovados na Lei Rouanet tenham rubricas específicas para o desenvolvimento como: game designer, artistas 2D, artistas 3D, entre outras, que antes não existiam.

O biênio da gestão anterior comandada por Fernando Chamis foi o período de maior investimento do setor público para games. Foram dois editais da Ancine, dois editais da Finep, dois editais da SPCine e o Minc acabou de anunciar editais do Cultura Gera Futuro em que há linhas de desenvolvimento de games. No período, o setor receberá mais de 24 milhões de reais.

Segundo Manfredini, a pauta da Abragames para os próximos anos será bastante estratégica, focada em criar condições para que os jogos brasileiros tenham cada vez mais visibilidade no mercado mundial, criar oportunidades de investimento, e nas regulamentações que se fizerem necessárias para ocuparmos nosso espaço na indústria criativa do país. "Neste sentido, temos que aproveitar este momento para agradecer o apoio fundamental da Apex-Brasil e do BNDES nestes últimos anos, além das recentes iniciativas da FINEP, da ANCINE e do Ministério da Cultura. Tanto o Ministro Sérgio Sá Leitão, quanto o novo Diretor-Presidente da ANCINE, Christian de Castro, têm dado todo o apoio para que a indústria de games brasileira tenha condições de buscar seu espaço neste mercado de mais de 100 bilhões de dólares por ano, no mundo", afirma o novo presidente da Abragames.

Conheça a nova Diretoria da Abragames 2018-2019

Presidente: Sandro Manfredini – Aquiris Game Studio

Vice-Presidente: Vicente Vieira – Manifesto Game Studio

Diretor Financeiro: Fernando Chamis – Webcore Games

Conselho Fiscal

Saulo Camarotti – Behold Games

Paulo Luís Barbosa dos Santos – Flux Games Studio

Thiago Wanderley de Freitas – Kokku Games

Conselho Consultivo

Orlando Fonseca Jr. – Imgnation Games

Alexandre Machado – 44 Toons

Mario Abbud Franco Lapin – Virgo Games.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.