Queda de raios será registrada pelo Google Maps

0

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) grupo concluiu a integração dos dados sobre a queda de raios da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDat) à plataforma Google Maps.

Essa parceria permite que o Elat acesse os dados do BrasilDat utilizando a ferramenta do Google para aferir a incidência de raios em qualquer região do Brasil, ou mesmo de outros países, pela Internet.

A integração se dá por meio de um programa de computador interligado ao Google Map, mas não está disponível para os usuários da Internet. Só os pesquisadores do Elat têm acesso aos dados no momento. O coordenador do grupo, Osmar Pinto Júnior, diz que é necessário criar uma legislação para regulamentar o uso da plataforma pelo público. "Só assim ela atenderá os interesses dos diferentes segmentos da sociedade".

A ferramenta permite o acesso rápido aos dados do Elat para verificar se houve ou não queda de raio em uma determinada região. Com isso, as empresas de energia elétrica podem checar se realmente houve uma descarga elétrica na residência de uma pessoa que alega ter aparelho eletrônico danificado pelo fenômeno atmosférico.

Acesso

Os empresários interessados no acesso aos dados do Elat, devem solicitar à coordenação do grupo. O valor para a implantação da tecnologia varia dependendo da estrutura da empresa, que custeará o processo. Hoje, algumas empresas já têm acesso à plataforma. De acordo com informações do Elat, a ferramenta pode ser levada a outros países.

O processo desenvolvido pelo Elat interessa também às empresas de telecomunicação e de outros ramos. Com o progresso tecnológico, mesmo empresas de pequeno porte têm algum equipamento eletrônico que pode apresentar problemas.

No Brasil, há um largo espectro no índice de descargas elétricas entre as regiões. Algumas registram a queda de um raio a cada dez anos por quilômetro quadrado.

Empresas de seguro podem verificar junto ao Elat se as reclamações dos clientes procedem. Basta conferir com o uso da plataforma se houve ou não queda de raio próximo à residência do reclamante. Além de ser uma garantia para a seguradora, o cliente também é protegido, pois nem sempre há vestígios da descarga elétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.