Nic.br criará método de avaliação dos serviços de banda larga móvel

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A qualidade dos serviços prestados de banda larga móvel no país passará a ser avaliada periodicamente pelo Nic.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), órgão subordinado ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil). A entidade está definindo a metodologia e os critérios que serão avaliados nos testes. O projeto faz parte de um acordo firmado entre Nic.br, Inmetro e Anatel. A expectativa é de que a primeira pesquisa seja realizada este ano e os resultados sejam divulgados no começo de 2010.
A proposta é checar a conformidade dos serviços às cláusulas estabelecidas nos contratos firmados entre as operadoras móveis e os consumidores. Serão testados apenas os serviços das operadoras de grande porte nas principais capitais do País. "Os critérios serão um pouco diferentes daqueles usados para avaliar a banda larga fixa. Levaremos em conta cobertura e qualidade do sinal, assim como a disponibilidade de serviços não 3G, como GPRS e Edge", explica Rubens Kühl, responsável por programas de qualidade no Nic.br.
Banda larga fixa
No segmento de banda larga fixa, o Nic.br iniciou um processo de avaliação no ano passado, em caráter de teste. Os primeiros resultados oficiais serão divulgados no fim deste semestre. Na banda larga fixa são analisados a taxa de transferência, a latência, o funcionamento do DNS, os prazos de instalação e de reparo, dentre outros pontos. Os testes são feitos em oito capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Não será criado um ranking por operadora. Apenas será verificada a conformidade da oferta de cada uma segundo os parâmetros escolhidos, informa Kühl.

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