A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inicia nesta semana a migração do atual TOS (Terminal Operating System – sistema operacional do terminal, em português) do Tecon Santos e Tecon Vila do Conde para o Opus, uma plataforma de ponta da CyberLogitec, empresa sul-coreana, especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. A implementação do novo sistema nas duas unidades da Companhia deve levar 18 meses.
Escolhido pela sua facilidade de integração com novas tecnologias, o Opus chega à Santos Brasil para modernizar e unificar as operações de contêineres, com a possibilidade de se adaptar automatizações das operações que venham a ser necessárias no futuro. Além disso, o novo sistema terá funcionalidades uniformizadas e acessíveis para ser operado pelos cerca de 3 mil colaboradores da empresa em todo o País. Com alcance de sobra para integrar simultaneamente as operações de pátios, cais e gates, o Opus vai abranger todos os processos de documentação e automação relativos a transportadoras, agências governamentais e aos seus mais de 8 mil clientes, onde quer que estejam localizados.
A nova tecnologia usa algoritmos que permitem a organização do pátio em um tempo mais curto e possibilitará maior controle da operação e incremento do padrão operacional, de ritmo e velocidade, por todo o tempo e a um custo menor. O novo sistema viabiliza a eliminação de movimentos desnecessários e otimiza a utilização de equipamentos e de combustível. Sua implantação será um salto para melhorar ainda mais o nível de serviço e a competitividade da Companhia.
"O Opus da CyberLogitec vai permitir o alinhamento de processos em duas de nossas principais unidades que, até o momento, tinham gestões em ambientes distintos. Além disso, integra com agilidade as operações de cais e pátio em um único sistema, permitindo que a empresa se planeje melhor e tenha ainda mais controle de sua operação", explica Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de TI e inovação da Santos Brasil.
A Santos Brasil investiu R? 15 milhões na aquisição do novo TOS. O valor faz parte do projeto da Companhia de investir R? 40 milhões neste ano na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes, melhorando o seu nível de serviço, de planejamento e ganhando competitividade. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda e, no caso específico de Santos, atender com agilidade os grandes navios (de 366 metros) que devem começar a chegar ao porto.