Santos Brasil inicia a atualização do sistema de gestão do terminal de cargas

0

A Santos Brasil, referência em operações portuárias e logísticas, inicia nesta semana a migração do atual TOS (Terminal Operating System – sistema operacional do terminal, em português) do Tecon Santos e Tecon Vila do Conde para o Opus, uma plataforma de ponta da CyberLogitec, empresa sul-coreana, especializada em soluções operacionais tecnológicas para terminais logísticos. A implementação do novo sistema nas duas unidades da Companhia deve levar 18 meses.

Escolhido pela sua facilidade de integração com novas tecnologias, o Opus chega à Santos Brasil para modernizar e unificar as operações de contêineres, com a possibilidade de se adaptar automatizações das operações que venham a ser necessárias no futuro. Além disso, o novo sistema terá funcionalidades uniformizadas e acessíveis para ser operado pelos cerca de 3 mil colaboradores da empresa em todo o País. Com alcance de sobra para integrar simultaneamente as operações de pátios, cais e gates, o Opus vai abranger todos os processos de documentação e automação relativos a transportadoras, agências governamentais e aos seus mais de 8 mil clientes, onde quer que estejam localizados.

A nova tecnologia usa algoritmos que permitem a organização do pátio em um tempo mais curto e possibilitará maior controle da operação e incremento do padrão operacional, de ritmo e velocidade, por todo o tempo e a um custo menor. O novo sistema viabiliza a eliminação de movimentos desnecessários e otimiza a utilização de equipamentos e de combustível. Sua implantação será um salto para melhorar ainda mais o nível de serviço e a competitividade da Companhia.

"O Opus da CyberLogitec vai permitir o alinhamento de processos em duas de nossas principais unidades que, até o momento, tinham gestões em ambientes distintos. Além disso, integra com agilidade as operações de cais e pátio em um único sistema, permitindo que a empresa se planeje melhor e tenha ainda mais controle de sua operação", explica Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de TI e inovação da Santos Brasil.

A Santos Brasil investiu R? 15 milhões na aquisição do novo TOS. O valor faz parte do projeto da Companhia de investir R? 40 milhões neste ano na troca de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação dos terminais para aumentar ainda mais sua eficiência de forma a atender com mais agilidade seus clientes, melhorando o seu nível de serviço, de planejamento e ganhando competitividade. O objetivo é deixar os terminais portuários da Companhia prontos para atender o crescimento da demanda e, no caso específico de Santos, atender com agilidade os grandes navios (de 366 metros) que devem começar a chegar ao porto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.