O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (CHEV) atende cerca de 4.500 pacientes por dia em mais de 50 especialidades. Para que isso tudo funcione da melhor forma possível, a área de TI do CHEV desenvolveu um sistema para gerenciar toda a administração do hospital com GeneXus. Além disso, utilizou a ferramenta de desenvolvimento para ajudar na digitalização de prontuários e no agendamento de consultas pelo Facebook.
A produtividade oferecida pelo GeneXus foi o principal motivo que levou a escolha da ferramenta, segundo o gerente executivo de TI do CHEV, Osmar Antônio dos Santos. “Um sistema de gestão hospitalar é extremamente complexo e necessitávamos de uma ferramenta de alta produtividade, que atendesse a complexidade do sistema e que acompanhasse a evolução tecnológica, por isso, optamos por GeneXus”.
O CHEV começou a desenvolver com GeneXus em 2004. Na época, a solução utilizada já não atendia as necessidades do hospital. “O sistema tinha baixa integração, era oneroso, consumia muitos recursos e gerava retrabalho”, conta Santos, que com o auxílio de uma consultoria escolheu a ferramenta GeneXus para criar o novo sistema.
O gerente executivo de TI explica que sistemas hospitalares possuem duas vertentes: gestão administrativa, que compreende o agendamento de consultas, reserva de quartos, compras e outros processos; e a gestão assistencial, que são os riscos cirúrgicos, a evolução do paciente e interações medicamentosas, entre outros.
“Primeiro, desenvolvemos o sistema de gestão administrativa. Na sequência, buscamos uma solução de gestão assistencial pronta, que pudesse ser integrada ao sistema administrativo. Esta solução é desenvolvida em .Net, mas a flexibilidade do GeneXus possibilitou a integração”, explica Santos.
Segundo o gerente executivo, um projeto de tecnologia possui dois objetivos: transparência e eficiência no projeto; e garantir que o negócio cresça sem aumentar os custos. “Com o sistema que temos hoje conseguimos obter sucesso nestas duas metas. O GeneXus evoluiu, e por consequência o sistema também”.
Um dos exemplos citados por Santos é o contact center do hospital. “Conseguimos aumentar a nossa capacidade de atendimento sem perder a qualidade, pelo contrário, melhorou. Antes, fazíamos 600 atendimentos por dia, hoje realizamos 1.300 e com folga. Por isso, se a demanda aumentar, não precisaremos aumentar o número de Pontos de Atendimento (PAs)”.
Documentos digitalizados
Com os sistemas integrados e os cerca de dois mil usuários adaptados, outro passo importante do Edmundo Vasconcelos foi a digitalização dos prontuários. “Iniciamos este processo em 2010 e já conseguimos digitalizar mais de 270 mil prontuários, que são mais de nove milhões de documentos. GeneXus nos deu o suporte logístico para este processo”, afirma o gerente executivo.
Santos explica que é preciso muito cuidado na escolha dos prontuários que serão armazenados em versão digital. “Vamos digitalizar todos os prontuários, mas temos que agir com estratégia, já que não podemos optar pelo documento de um paciente que será atendido hoje, por exemplo. Esta logística é fundamental para não atrapalhar o andamento das atividades do hospital”. A digitalização é importante para facilitar a consulta aos dados dos pacientes, agilizar os procedimentos médicos, além de economizar espaço e papel.
Agendamento de consultas pelo Facebook
Outro diferencial do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos que teve como suporte a ferramenta GeneXus foi a agendamento de consultas pela internet e, desde o final de 2011, também pelo Facebook. As consultas marcadas online correspondem a 30% dos agendamentos realizados no CHEV.
“O nosso diferencial é que o paciente não faz uma solicitação de agendamento, ele efetivamente agenda as consultas. Opta pela especialidade, médico e horário, e já imprime o protocolo. Além disso, um dia antes da consulta enviamos um lembrete para o paciente”, finaliza.