Ao avaliar o desempenho de uma campanha online, os profissionais de marketing não devem levar em conta apenas as impressões de anúncios, porque as mesmas não levam em consideração se o anúncio apareceu na tela visível do usuário.
O alerta é da agência de pesquisas de mercado alemã GfK, que anunciou o lançamento da solução DeliveryControl.dx, que identifica diferentes níveis de visibilidade de anúncios digitais na tela do usuário — se foi mostrado 100%, 90%, 75%, 50% ou 1%, além da média de tempo de visualização para cada um destes níveis de visibilidade, entre outros recursos.
Arno Hummerston, especialista em tecnologia digital da GfK, explica que, mesmo quando o usuário acessa uma página que inclui um anúncio, ele pode imediatamente rolar a tela para um ponto onde o anúncio fica total ou parcialmente invisível.
"Neste caso, basear a colocação de seu anúncio somente nas impressões obtidas seria um desperdício de dinheiro", diz o especialista.
A empresa de pesquisa informa que, para medir a visibilidade e tempo de visualização, a sua solução utiliza o sistema de marcação da Nurago, que considera eficiente em relação aos custos e de fácil implementação.
De acordo com a GfK, os contatos com o anúncio são medidos passivamente sem a necessidade de painéis online, o que possibilita que campanhas de menor volume também sejam avaliadas. Os resultados são reportados de forma contínua.
O benefício para os anunciantes, segundo Hummerston, é significativo, uma vez que eles pagam suas agências de publicidade e publicitários com base no desempenho.
"O DeliveryControl.dx proporciona uma medição mais verdadeira do tempo real de visualização que o anúncio está obtendo e permite que campanhas possam ser monitoradas e otimizadas na medida em que estão sendo realizadas", finaliza.