Com um movimento de R$ 971 milhões no ano passado, o mercado de serviços de terceirização para o gerenciamento de redes de telecomunicações está de vento em popa no Brasil. O estudo realizado pela IDC indica para o segmento um crescimento médio anual de 14,5% no país, o que pode gerar uma receita próxima aos R$ 2 bilhões em 2011.
Através da análise detalhada dos segmentos de gerenciamento de rede de dados, gerenciamento de rede de voz e outsourcing completo de telecom, em que foram entrevistadas cerca de 20 empresas fornecedoras dos serviços, entre operadoras, fabricantes e integradores, o panorama, segundo a IDC, mostra de forma clara uma maior disposição do mercado em entregar o gerenciamento de sua infra-estrutura a terceiros.
Com mais tradição e maturidade, os serviços terceirizados de gerenciamento de dados são os mais demandados. ?É muito interessante olharmos o mercado do jeito que é hoje e como foi no passado. Antes, a queda de um link de comunicação de dados numa empresa não causava o estrago atual, que agora chega a paralisar os negócios e o faturamento, derrubar o supply chain, etc. Hoje, manter esse serviço operante é essencial para qualquer empresa?, comenta Alex Zago, analista sênior de pesquisas e consultoria de telecom.
Sobre os serviços de terceirização de gerenciamento de voz, ele destaca a mudança ocorrida com a entrada da tecnologia IP, uma vez que esse mercado sempre foi guiado pelo conceito break and fix (serviços de suporte), com a maioria das empresas adquirindo seus ativos como PABX e terminais, por exemplo, e requisitando, quando necessário, a manutenção reativa aos prestadores de serviço. Com a telefonia IP, a busca pela maximização da performance e da confiabilidade da rede aumenta, e as empresas se valem cada vez mais dos serviços de gerenciamento da rede, segundo Zago.
Uma modalidade que está sendo muito adotada, de acordo com o estudo, é a contratação de serviços de terceirização por um valor fixo mensal que engloba tanto o gerenciamento da rede de voz quanto à renovação, manutenção e suporte da infra-estrutura.
Antes assumidos quase incondicionalmente pelos bancos, hoje os serviços de terceirização completa de telecom já são realidade também entre as grandes empresas de manufatura, varejo e serviços. Esses serviços deverão apresentar as mais altas taxas de crescimento dentre as modalidades analisadas. Uma vez mais, a convergência das redes sobre uma única plataforma IP deverá ser um dos principais drivers desse segmento. ?Num ambiente convergente IP não faz sentido falar em gerenciamento de redes de voz e dados separadamente?, acrescenta Zago.
As operadoras, que dominam o mercado de serviços de terceirização do gerenciamento de dados, estão partindo agressivamente para a prestação de serviços de outsourcing de voz, ao mesmo tempo em que os fornecedores e integradores tentam abocanhar uma fatia do mercado de gerenciamento de redes de dados das operadoras. Apesar disso, as operadoras ainda concentram 55% do mercado total de serviços de terceirização de redes de telecomunicações.
?As operadoras estão conscientes da necessidade de oferecer serviços de gerenciamento de dados e voz como estratégia para manter seus clientes dentro das próprias redes a fim de faturar com tráfego?, explica Zago.
Além de serviços relacionados ao outsourcing de telecom, o estudo aborda ainda o mercado de terceirização de TI, no qual são realizadas as mesmas análises em cinco categorias: outsourcing completo, gerenciamento de aplicações, gerenciamento de rede e desktops, serviços de infra-estrutura de hospedagem e a modalidade software como serviço.
Entre as diversas modalidades de serviços de TI, o estudo aponta que o outsourcing continua sendo o mais solicitado pelas empresas. Em 2006 o crescimento foi de 26% em relação ao ano anterior.