Teles detêm 55% do mercado de terceirização de redes, indica estudo

0

Com um movimento de R$ 971 milhões no ano passado, o mercado de serviços de terceirização para o gerenciamento de redes de telecomunicações está de vento em popa no Brasil. O estudo realizado pela IDC indica para o segmento um crescimento médio anual de 14,5% no país, o que pode gerar uma receita próxima aos R$ 2 bilhões em 2011.

Através da análise detalhada dos segmentos de gerenciamento de rede de dados, gerenciamento de rede de voz e outsourcing completo de telecom, em que foram entrevistadas cerca de 20 empresas fornecedoras dos serviços, entre operadoras, fabricantes e integradores, o panorama, segundo a IDC, mostra de forma clara uma maior disposição do mercado em entregar o gerenciamento de sua infra-estrutura a terceiros.

Com mais tradição e maturidade, os serviços terceirizados de gerenciamento de dados são os mais demandados. ?É muito interessante olharmos o mercado do jeito que é hoje e como foi no passado. Antes, a queda de um link de comunicação de dados numa empresa não causava o estrago atual, que agora chega a paralisar os negócios e o faturamento, derrubar o supply chain, etc. Hoje, manter esse serviço operante é essencial para qualquer empresa?, comenta Alex Zago, analista sênior de pesquisas e consultoria de telecom.

Sobre os serviços de terceirização de gerenciamento de voz, ele destaca a mudança ocorrida com a entrada da tecnologia IP, uma vez que esse mercado sempre foi guiado pelo conceito break and fix (serviços de suporte), com a maioria das empresas adquirindo seus ativos como PABX e terminais, por exemplo, e requisitando, quando necessário, a manutenção reativa aos prestadores de serviço. Com a telefonia IP, a busca pela maximização da performance e da confiabilidade da rede aumenta, e as empresas se valem cada vez mais dos serviços de gerenciamento da rede, segundo Zago.

Uma modalidade que está sendo muito adotada, de acordo com o estudo, é a contratação de serviços de terceirização por um valor fixo mensal que engloba tanto o gerenciamento da rede de voz quanto à renovação, manutenção e suporte da infra-estrutura.

Antes assumidos quase incondicionalmente pelos bancos, hoje os serviços de terceirização completa de telecom já são realidade também entre as grandes empresas de manufatura, varejo e serviços. Esses serviços deverão apresentar as mais altas taxas de crescimento dentre as modalidades analisadas. Uma vez mais, a convergência das redes sobre uma única plataforma IP deverá ser um dos principais drivers desse segmento. ?Num ambiente convergente IP não faz sentido falar em gerenciamento de redes de voz e dados separadamente?, acrescenta Zago.

As operadoras, que dominam o mercado de serviços de terceirização do gerenciamento de dados, estão partindo agressivamente para a prestação de serviços de outsourcing de voz, ao mesmo tempo em que os fornecedores e integradores tentam abocanhar uma fatia do mercado de gerenciamento de redes de dados das operadoras. Apesar disso, as operadoras ainda concentram 55% do mercado total de serviços de terceirização de redes de telecomunicações.

?As operadoras estão conscientes da necessidade de oferecer serviços de gerenciamento de dados e voz como estratégia para manter seus clientes dentro das próprias redes a fim de faturar com tráfego?, explica Zago.

Além de serviços relacionados ao outsourcing de telecom, o estudo aborda ainda o mercado de terceirização de TI, no qual são realizadas as mesmas análises em cinco categorias: outsourcing completo, gerenciamento de aplicações, gerenciamento de rede e desktops, serviços de infra-estrutura de hospedagem e a modalidade software como serviço.

Entre as diversas modalidades de serviços de TI, o estudo aponta que o outsourcing continua sendo o mais solicitado pelas empresas. Em 2006 o crescimento foi de 26% em relação ao ano anterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.