O Google vai investir US$ 200 milhões na montagem de data centers na Ásia, segundo notícia veiculada nesta quarta-feira, 28, na mídia internacional. O novos centros serão os primeiros que a fabricante de chip será responsável por toda a construção – desde a aquisição do terreno até as instalações e operações.
Os data centers serão construídos em Cingapura, Hong Kong e Taiwan, e devem levar de um a dois anos para entrar em operação. Em nota, a empresa justifica que o número de usuários e a internet na Ásia estão crescendo “mais rápido que em qualquer parte do mundo”. O Google completa que “está vendo um número maciço de pessoas on-line e buscando maneiras de melhor servi-las”.
No início do mês, o gigante das buscas divulgou que investiu a mesma quantia na construção de um data center na Finlândia, adaptado de um moinho que produzia papel. A escolha do páis nórdico, segundo a empresa, levou em consideração a possibilidade de redução de custos especialmente pelo clima finlandês e os baixos preços da energia elétrica no país (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).