Procurador quer que licitação para o PNBL seja anulada

0

O procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, defendeu a anulação da concorrência para o Programa Nacional de Banda Larga. Na semana passada, ele participou de audiência pública para discutir denúncias contra a Telebras sobre superfaturamento em licitação para o PNBL. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados sediou a audiência requerida pelo deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA).

“A qualidade dos meios de comunicação também diferencia países desenvolvidos de subdesenvolvidos. E é pela importância do programa que a anulação deveria ser feita, uma vez que a comparação dos preços vigentes e das propostas apresentadas deixou claro o superfaturamento”, enfatizou Furtado.

O TCU identificou superfaturamento de R$ 43 milhões na compra de equipamentos e sistemas de fibra ótica destinados ao programa, e determinou a renegociação de preços. O presidente da Telebras, Caio Bonilha, declarou que foi apresentada toda a documentação relativa a essa concorrência para análise do corpo técnico do tribunal. “A Telebras cumpriu integralmente o acórdão do tribunal, os preços considerados abusivos foram reduzidos e imperfeições do processo corrigidas. Apenas no Norte do país não foi possível renegociar os preços diante de nossos fornecedores e tivemos que cancelar a concorrência”, disse Bonilha.

O diretor da Seteh Engenharia, Petrônio Augusto, criticou a falta de publicidade do pregão por parte da Telebras, além da falta de especificações dos serviços e prazos inviáveis. Ele afirmou que tanto a Seteh como outras empresas mais experientes no ramo poderiam fornecer os equipamentos a um custo mais baixo. “Ainda assim acreditamos que a credibilidade do Programa Nacional de Banda Larga pode ser recuperada.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.