Zuckerberg lança mais uma iniciativa para universalização da Internet

0

Pouco depois de ter anunciado a mudança de nome do Internet.org para Free Basics, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, voltou a colocar a universalização do acesso em pauta. No último sábado, 26, Zuckerberg discursou na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em Nova York justamente para pedir que o tema seja tratado como prioridade global. Além disso, lançou a iniciativa ONE em parceria com outras personalidades e instituições com o mesmo objetivo de conectar as 4 bilhões de pessoas offline no mundo.

O discurso de Zuckerberg na ONU ressaltou a importância da conectividade ao afirmar que, para cada dez pessoas que ganham acesso, uma sai da pobreza. "Se realmente queremos unir as nações no mundo, vamos começar a conectar o mundo", disse ele.

Mais uma vez, o CEO do Facebook fala em levar o acesso como recurso de empoderamento para a população carente, o que considera como passo essencial para as Metas Globais, diretrizes aprovadas na assembleia da ONU e que visam acabar com a pobreza, combater a desigualdade e proteger o planeta. "Ao dar ferramentas às pessoas para acesso, conhecimento e oportunidades da Internet, nós damos a voz aos sem voz e o poder aos sem poder", disse Zuckerberg em um post na rede social antes do discurso na ONU. "Se conectarmos os mais de 4 bilhões que ainda não estão online, temos uma oportunidade histórica de levantar um mundo inteiro nas próximas décadas", completa ele.

Zuckerberg não mencionou a Internet.org ou o Free Services, mas o discurso remete exatamente a essas iniciativas. Dessa vez, porém, sua presença na ONU não resultou em nenhum encontro com a presidenta Dilma Rousseff, que realizou o discurso de abertura da assembleia, mas se limitou a falar sobre a luta contra a pobreza e o comprometimento do Brasil com a redução de poluentes. Em abril, o CEO do Facebook e Dilma chegaram a anunciar um acordo para levar o Internet.org ao País, parceria posteriormente desmentida pelo governo e que continua a ser objeto de discussão.

A campanha ONE é uma parceria de Zuckerberg e do Facebook com a organização global Action/2015; com a Fundação Bill & Melinda Gates; Save the Children; TED; Fundação da ONU; e a empresa de software livre especializada em informações em situações de crise, a Ushahidi. Conta ainda com personalidades como o líder da banda U2, Bono Vox; o presidente da Virgin, Richard Branson; a fundadora do Huffington Post, Arianna Huffington; a cantora colombiana Shakira; o ator da série clássica Jornada nas Estrelas, George Takei; a atriz sul-africana Charlize Theron; e o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.