BNDES Garagem seleciona 20 negócios de impacto socioambiental em estágio de criação

1

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 20 novos negócios para o estágio de Criação do programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto. A iniciativa, em parceria com o consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), tem o objetivo de contribuir para criação e aceleração de soluções de impacto social e/ou ambiental , estimulando o empreendedorismo e ajudando a desenvolver negócios com retorno positivo para a sociedade e o mercado.

Ao todo, 45 startups participarão do primeiro ciclo do programa. Além das 20 startups do estágio de Criação, no último dia 27 de setembro tinham sido anunciadas outras 25 para o estágio de Tração. Do total de 1366 empreendimentos que se inscreveram no programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, 766 estão no estágio de Criação.

Para o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, o programa tem cumprido com excelência seu propósito e é mais uma das iniciativas da instituição focada no impacto socioambiental. "Investir em programas como esse reforça o compromisso do BNDES em desenvolver o ecossistema do Empreendedorismo e a importância da agenda socioambiental no País", avalia.

Os 20 empreendimentos que serão acelerados nesse estágio de criação buscam criar ou aprimorar um produto mínimo viável (MVP) e desenvolver soluções para desafios sociais, ambientais e de produtividade", diz. "É importante destacar que metade dos selecionados são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso Brasil e que há uma participação relevante de empreendedoras mulheres. Acreditamos que essa diversidade trará ganhos para o ecossistema de inovação e de impacto, além de contribuir positivamente para a vida dos brasileiros", conclui Laskowsky.

Os negócios selecionados receberão todo o suporte necessário para desenvolver o MVP, validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. Durante três meses, as startups selecionadas receberão apoio do BNDES, do Consórcio AWL e de parceiros do mercado, tanto para estimular seu crescimento, quanto para possíveis negócios e investimentos.

"O estágio de Criação foi pensado para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos. Nosso objetivo é dar grande visibilidade às startups participantes, com possibilidade de conexões com potenciais parceiros, clientes e investidores", explica Felipe Alves, Líder de Seleção do Consórcio AWL.

O BNDES Garagem – Negócios de Impacto oferece apoio de especialistas em aceleração de startups e acesso a conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto social, além de uma rede de mentores altamente qualificados. Os participantes também contarão com serviços gratuitos ou subsidiados e conexão com potenciais parceiros públicos e privados.

Os empreendedores passam a fazer parte de uma rede de acelerados que conta com a metodologia e suporte de três instituições de renome no ecossistema empreendedor (Artemisia, Wayra e Liga), e ainda recebem a chancela do BNDES. Ao final do programa, haverá um prêmio de R$ 20.000 para a startup indicada como destaque.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para BNDES Garagem seleciona 20 negócios de impacto socioambiental em estágio de criação Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.