O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 20 novos negócios para o estágio de Criação do programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto. A iniciativa, em parceria com o consórcio AWL (Artemisia, Wayra e Liga Ventures), tem o objetivo de contribuir para criação e aceleração de soluções de impacto social e/ou ambiental , estimulando o empreendedorismo e ajudando a desenvolver negócios com retorno positivo para a sociedade e o mercado.
Ao todo, 45 startups participarão do primeiro ciclo do programa. Além das 20 startups do estágio de Criação, no último dia 27 de setembro tinham sido anunciadas outras 25 para o estágio de Tração. Do total de 1366 empreendimentos que se inscreveram no programa BNDES Garagem – Negócios de Impacto, 766 estão no estágio de Criação.
Para o diretor de Participações, Mercado de Capitais e Crédito Indireto do BNDES, Bruno Laskowsky, o programa tem cumprido com excelência seu propósito e é mais uma das iniciativas da instituição focada no impacto socioambiental. "Investir em programas como esse reforça o compromisso do BNDES em desenvolver o ecossistema do Empreendedorismo e a importância da agenda socioambiental no País", avalia.
Os 20 empreendimentos que serão acelerados nesse estágio de criação buscam criar ou aprimorar um produto mínimo viável (MVP) e desenvolver soluções para desafios sociais, ambientais e de produtividade", diz. "É importante destacar que metade dos selecionados são das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do nosso Brasil e que há uma participação relevante de empreendedoras mulheres. Acreditamos que essa diversidade trará ganhos para o ecossistema de inovação e de impacto, além de contribuir positivamente para a vida dos brasileiros", conclui Laskowsky.
Os negócios selecionados receberão todo o suporte necessário para desenvolver o MVP, validar a solução no mercado, lançar a startup e conquistar os primeiros clientes. Durante três meses, as startups selecionadas receberão apoio do BNDES, do Consórcio AWL e de parceiros do mercado, tanto para estimular seu crescimento, quanto para possíveis negócios e investimentos.
"O estágio de Criação foi pensado para quem está começando a empreender com impacto e precisa de apoio nos primeiros passos. Nosso objetivo é dar grande visibilidade às startups participantes, com possibilidade de conexões com potenciais parceiros, clientes e investidores", explica Felipe Alves, Líder de Seleção do Consórcio AWL.
O BNDES Garagem – Negócios de Impacto oferece apoio de especialistas em aceleração de startups e acesso a conteúdos sobre inovação, empreendedorismo e impacto social, além de uma rede de mentores altamente qualificados. Os participantes também contarão com serviços gratuitos ou subsidiados e conexão com potenciais parceiros públicos e privados.
Os empreendedores passam a fazer parte de uma rede de acelerados que conta com a metodologia e suporte de três instituições de renome no ecossistema empreendedor (Artemisia, Wayra e Liga), e ainda recebem a chancela do BNDES. Ao final do programa, haverá um prêmio de R$ 20.000 para a startup indicada como destaque.
[…] da notícia : https://tiinside.com.br/28/10/2021/bndes-garagem-seleciona-20-negocios-de-impacto-socioambiental-em-… Data da publicação : 2021-10-29 01:29:44 #BNDES #Garagem #seleciona #negócios #impacto […]