Hitachi Vantara lança tecnologia que promete recuperar dados afetados por ransomware em 70 minutos

0

Os ataques ransomwares têm se tornado uma das modalidades mais frequentes entre os cibercriminosos. De acordo com relatório da Check Point, a cada semana, uma entre 40 empresas sofre algum tipo de ataque cibernético, onde dados e informações da empresa são sequestradas por criminosos em busca do dinheiro do resgate.

Além dos problemas ocasionados durante o processo de invasão nos sistemas, as empresas ainda enfrentam dificuldade em recuperar dados sequestrados, mesmo após cumprimento das exigências impostas pelos crackers. Um levantamento da ESG Research aponta que 86% das organizações que foram vítimas de um ataque de ransomware não conseguiram recuperar todos os seus dados, mesmo após pagamento de resgate.

Nesse contexto, a Hitachi Vantara selou parceria com a VM2020 Solution para desenvolver uma nova ferramenta para recuperação de ambientes de produção criptografada virtualizada (computação, armazenamento, rede e apps) deste tipo de ataque. "Quando acontece um ataque ransomware, um dos únicos recursos que a vítima tem, além de pagar o resgate, é tentar a reversão via point-in-time nos backups instantâneos, entretanto, esta operação pode levar semanas e não garante recuperação total. Com nossa tecnologia, pioneira no mercado, é possível executar uma recuperação efetiva em minutos", destaca Claudio Tancredi, Country Manager da Hitachi Vantara Brasil.

Teste

Durante o teste realizado no Hitachi Vantara USA Co-Creation Labs 1.500 máquinas virtuais, com mais de 100 TB de dados, foram recuperadas em menos de 70 minutos, o tempo nominal mais rápido do mercado. A recuperação quase instantânea é possível graças à integração entre o Hitachi Ops Center Protector e o CyberVR, que permite que a recuperação de dados seja direcionada para uma área isolada, mas funcional, onde o processo de recuperação e sanitização pode ser iniciado totalmente protegido de possíveis contra-ataques.

"Estamos trabalhando no projeto há mais de um ano e, neste curto espaço de tempo, já alcançamos resultados inéditos no setor, o que torna esta solução um verdadeiro diferencial no mercado de TI. Nossa tecnologia trabalha sob o conceito de previsibilidade e escalabilidade, o que permite que a dinâmica de recuperação seja ainda mais rápida e eficaz", afirma Federico González Ramírez, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da VM2020 Solutions.

Durante a recuperação, o Cyber VR cria cópias totalmente funcionais de sistemas em poucos minutos, sem a necessidade de inclusão de infraestrutura adicional. Mas a mitigação de ransomware não termina com a recuperação. A plataforma permite que as organizações sejam proativas e simulem ataques, determinem os níveis de ameaça dos indivíduos, além de estimar possíveis danos.

"Após a execução, as cópias criadas durante o processo são disponibilizadas para manipulação interativa de equipes multidisciplinares, fazendo com que o fluxo de gerenciamento seja otimizado, testando a capacidade de recuperação de servidores e identificando pontos fracos de segurança, posteriormente", explica Tancredi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.