TozziniFreire, Wizlynx e FirstCom se unem com PrivacyRules, rede mundial de serviços para gestão da segurança de dados

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O escritório de advocacia TozziniFreire, a consultoria de cibersegurança Wizlynx Brasil e a agência de relações públicas FirstCom Comunicação anunciam que fecharam uma aliança no Brasil com a PrivacyRules, líder global em multisserviços para gestão da privacidade de dados. Juntas, as quatro empresas passam a oferecer no mercado brasileiro serviços nas áreas jurídica, compliance, tecnologia, cibersegurança e comunicação para administrar e prevenir episódios de incidentes de segurança da informação  e violação de normas de privacidade e proteção  de dados.

Em parceria com experts ao redor do mundo, a PrivacyRules oferece em seu portfólio uma gama completa de soluções de prevenção e mecanismos de resposta em diversos países, além de times multidisciplinares, incluindo escritórios de advocacia especializados em direito digital, empresas de tecnologia com experiência no enfrentamento de desafios relacionados com questões de privacidade e agências de comunicação com capacidade para gestão de crises decorrentes de vazamentos de dados.

De acordo com estudo realizado pela Surfshark, empresa de privacidade e segurança online, o Brasil ocupou no ano passado a sexta posição entre os países que registram mais vazamentos de dados no mundo. Entre janeiro e novembro de 2021, um total de 24,2 milhões de perfis de brasileiros foram expostos na internet por conta de ataques ou brechas em sistemas.

Outra pesquisa divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostrou que 42% dos usuários de Internet de 16 anos ou mais relataram ficar "muito preocupados" e outros 25% afirmaram ficar "preocupados" com a captura e o tratamento de seus dados pessoais durante compras em websites e com aplicativos. A segunda atividade online que mais provocou preocupação quanto ao registro e ao tratamento de dados pessoais foi acessar páginas e aplicativos de bancos (35% estão muito preocupados e 24% preocupados).

O estudo identificou também a preocupação relacionada com o fornecimento de dados considerados sensíveis pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), como os biométricos (41% dos usuários de Internet se disseram muito preocupados e 24% preocupados) e os de saúde (29% muito preocupados e 23% preocupados).

"A preocupação com a gestão de dados é crescente e as empresas têm hoje que escolher entre diversos fornecedores para lidar com os desafios relacionados com segurança da informação. Para nosso escritório se manter competitivo frente a diversos concorrentes que oferecem os mesmos serviços é preciso adicionar valor ao relacionamento com os clientes", assinala Luiza Sato, sócia da TozziniFreire Advogados.

"Uma das maneiras é oferecer serviços complementares e multidisciplinares, permitindo que os clientes não somente tenham acesso a soluções uniformizadas para fazer a gestão dos processos de segurança de dados, mas também contem com um único interlocutor que tenha atuação em diversas frentes, o que trará maior eficiência, alinhamento e velocidade na implementação das ações, sejam elas no campo jurídico, tecnológico ou da comunicação", completa.

Para Luis Claudio Allan, CEO da FirstCom Comunicação, o avanço da digitalização dos negócios, principalmente depois da pandemia, e a promulgação da LGPD trouxeram um considerável aumento de demanda por projetos na área de segurança de dados, especialmente na análise e revisão das políticas já implementadas nas empresas que não estão em conformidade com a legislação.

"Por isso, ter um único parceiro que possa fazer um mapeamento dos riscos dos sistemas de TI que estão rodando nas organizações, os riscos jurídicos e os riscos de comunicação é extremamente estratégico para minimizar os impactos negativos tanto financeiros quanto de imagem", observa Allan.

Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicou que somente 37% dos brasileiros afirmam conhecer "muito bem" ou "mais ou menos" a LGPD, enquanto 60% disse ter "ouvido falar" ou que não conhece a legislação. "Estes números demonstram que há ainda uma enorme oportunidade de atacar as dores trazidas pela LGPD, uma legislação que ainda parece ser um tabu para os brasileiros", analisa Allan.

"Nossa associação com a PrivacyRules é uma grande oportunidade para todos nós, já que reunimos conhecimentos e muita experiência para atender as necessidades dos clientes no enfrentamento das demandas geradas com a transformação digital e seus riscos inerentes de sofrer sanções legais, além de vazamentos e comprometimento da segurança de dados, cenários que podem ocasionar grandes prejuízos ao caixa e às marcas das empresas", concorda Ramon Ares, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Wizlynx.

"Somos a primeira aliança global especializada em privacidade e proteção de dados com assistência 24/365 em diversos mercados internacionais", diz Andrea Chmieli?ski Bigazzi, CEO e co-fundador da PrivacyRules. "Nossos experts atendem em suas línguas nativas, possuem uma perspectiva de imersão única e atuam diretamente com empresas, comunidades e autoridades locais, regionais e internacionais em assuntos relacionados com privacidade, cibersegurança e transferência de dados", completa.

Segundo ele, a união das 3 empresas com a PrivacyRules irá criar uma combinação perfeita para prestar consultoria no Brasil a clientes globais e ajudá-los na gestão das complexas demandas relacionadas com qualquer aspecto de proteção e privacidade de dados, reduzindo o tempo de implementação e os custos ao mesmo tempo que incrementa a efetividade das ações.

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