A Vertiv divulgou nesta segunda-feira, 28, o Guia para a Sustentabilidade de Data Centers, um recurso digital para os proprietários e operadores de data centers buscando reduzir o impacto ambiental das suas instalações.
De acordo com um relatório da Agência Internacional de Energia, os data centers são responsáveis por aproximadamente 1% da demanda global por energia. O relatório observa que a indústria foi, antes de 2020, capaz de limitar o impacto causado pelo crescimento de capacidade sobre o consumo total de energia através da melhoria na eficiência das operações.
Entretanto, em 2020, o tráfego mundial da internet aumentou mais de 40% e a Mordor Intelligence projeta uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13% na construção de data centers nos próximos cinco anos. Essa tendência, combinada com um maior foco na redução das emissões de gases de efeito estufa e no consumo de água, levou alguns operadores a buscar soluções novas que aumentassem a utilização dos equipamentos e eliminassem as ineficiências que ainda existissem, gradualmente reduzissem as tecnologias de refrigeração com grande uso de água e reduzissem sua dependência por fontes de energia derivadas do carbono.
"Estamos vendo um senso de urgência nos operadores de toda a indústria para reduzir o impacto que suas operações têm no meio-ambiente, e esse novo recurso é desenvolvido para ajudá-los a fazer exatamente isso", disse TJ Faze, líder de estratégia de ESG e engajamento da Vertiv. "O foco na eficiência operacional possibilitou importantes melhorias, mas agora novas estratégias e sistemas mais inteligentes são necessários para reduzir as emissões e o uso de água conforme a indústria continue a crescer. Como fornecedores de soluções de infraestrutura para empresas e para fornecedores de colocation e de cloud computing, a Vertiv está bem posicionada para compartilhar as melhores práticas e os novos avanços nesses setores".
Esse movimento da indústria foi liderado pelos operadores de grandes hyperscales, os quais estabeleceram metas para se tornarem carbono neutros ou carbono negativos até o final dessa década. Esses operadores estão assumindo a liderança no avanço de tecnologias que respaldem esses objetivos e estão desenvolvendo um roadmap para o resto da indústria. Diversos fornecedores de colocation estão também caminhando para operações carbono neutras e eficientes no uso de água com o fim de capitalizar sobre a demanda do mercado por serviços de data centers que respaldem as metas ambientais de seus clientes empresariais. As empresas precisam também lidar com o impacto de seus data centers internos (on-premise) no suporte a essas metas.
"Nos últimos dez anos, vimos como operadores de data centers trabalharam para reduzir o impacto de suas operações sobre o meio ambiente. Entretanto, à medida que a indústria continua a crescer, aumenta a necessidade de desenvolver novas estratégias e implementar sistemas e tecnologias mais inteligentes para reduzir o consumo de recursos", disse Jessica García, Diretora de Recursos Humanos para a Vertiv na América Latina. "O novo Guia para a Sustentabilidade de Data Centers" foi criado para apoiar proprietários e operadores que queiram tornar suas operações mais eficientes, com melhores práticas e novas iniciativas visando esse objetivo".
O Guia para a Sustentabilidade de Data Centers da Vertiv está disponível aqui.