Representantes do Governo, do setor privado e da sociedade civil se reuniram hoje no WTC Events Center, em São Paulo, para debater e apresentar a proposta do Plano Brasil Digital 2030+ (BD30+). A iniciativa busca estabelecer uma estratégia de longo prazo para o desenvolvimento e uso das Tecnologias Digitais no país, com o objetivo de impulsionar o crescimento sustentável, promover a inclusão social e posicionar o Brasil como protagonista no cenário global.
Liderado pelo Comitê de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital (CTITD) do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o "Conselhão", o Plano Brasil Digital 2030+ foi organizado pela Brasscom, com apoio da ABES e da consultoria Oliver Wyman, e entregue em mãos ao Presidente Lula na reunião plenária do Conselhão em junho deste ano.
O evento contou com a participação de nomes como Laércio Cosentino, Fundador e Presidente do Conselho da TOTVS, Presidente do Conselho da Brasscom e Conselheiro do CDESS, que abordou os desafios e oportunidades para a implementação desse plano, ao lado de representantes da Secretaria de Relações Institucionais, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Fazenda e do BNDES.
As ambições do Plano Brasil Digital 2030+, seus pilares específicos e macroindicadores foram tema de apresentação liderada por Affonso Nina, Presidente Executivo da Brasscom, e Glória Guimarães, Conselheira do CDESS. Foi comunicada a criação de um Conselho de Governança & Gestão do Plano Brasil Digital, inicialmente composto pelas seguintes entidades de setores produtivos e da sociedade civil: Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais – Brasscom, Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável – CDESS (Conselhão), Centro de Inovação para a Educação Brasileira – CIEB, Federação Brasileira de Bancos – Febraban, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP e Confederação Nacional da Indústria – CNI. Outras entidades representativas serão convidadas em breve.
Nova Lima
Na sequência, foi possível conhecer mais detalhes do case de Nova Lima (MG), cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte que promulgou na semana passada a Lei "Nova Lima Digital", que autoriza ao Poder Executivo da cidade a adesão ao Plano BD30+. Juliana Ellen de Salles, vereadora do município, e Tiago Felipe de Almeida, Presidente da Câmara de vereadores da cidade, contaram um pouco mais sobre esse marco, além dos próximos passos para a sua implementação. Segundo a vereadora, esse tipo de iniciativa deveria ser adotada por todos os municípios brasileiros para se conseguir a transformação digital para atender as demandas da população.
A manhã no WTC também abriu espaço para uma conversa sobre as Tecnologias Estratégicas Prioritárias para o Brasil e os investimentos em P&D&I. O debate contou com a participação de Rodolfo Fucher, Presidente do Conselho da ABES e Rodrigo Pastl da CNI. O painel seguinte destacou a importância da Infraestrutura para a Transformação digital, com contribuições de Glória Guimarães, conselheira do CDESS, e Miguel Mateus, sócio da Oliver Wyman, consultoria global de estratégia e gestão.
Outro pilar fundamental da estratégia foi abordado durante o painel sobre Educação & Capacitação Digital e Iniciativas para Inclusão Social e Combate à Desinformação, com a participação de Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos pela Educação; Verônica Deviá, Coordenadora da Comissão de Tecnologia no Conselhão; com moderação de Renato Gasparetto, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Telefônica.
Já o Ambiente de Negócios, incluindo legislação, regulação, segurança jurídica, investimentos e questões tributárias, foi pauta de uma conversa com Ivo Mósca, Diretor Executivo de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban, e Flávio Unes, Diretor Jurídico da Fiesp, com moderação de Affonso Nina, da Brasscom.
"O Plano Brasil Digital 30+, nasceu da inquietude de mudar o país no momento que o mundo está se transformando muito rapidamente. Um momento que a capacitação de pessoas e a determinação da transformação aliadas a políticas públicas e investimento público e privado podem garantir crescimento sustentável e inclusão social duradoura", diz Laercio Cosentino, fundador e Presidente do Conselho da TOTVS, Presidente do Conselho da Brasscom e Conselheiro do CDESS.
"Esse evento marca um momento crucial para o alinhamento e avanço na construção do futuro digital do Brasil. Apresentar o Plano Brasil Digital 2030+ para um número ainda maior de decisores é fundamental para consolidar políticas que acelerem essa jornada e trazer inovação e competitividade ao país, contribuindo para um futuro digital e inclusivo", afirma Affonso Nina, presidente executivo da Brasscom.