A Locamerica, empresa mineira especializada em locação de frotas customizadas para empresas, encerra o ano com um novo projeto de migração de seu data center. Após dois anos de contrato com a Alog Data Center, a companhia decidiu firmar uma nova parceria, desta vez com a Ativas Data Center, empresa do grupo Asamar, por meio de um contrato de três anos avaliado em R$ 2,8 milhões.
Com a mudança, a Locamerica passará a contar com uma capacidade de processamento três vezes maior e duplicará os links exclusivos de dados, por meio de uma solução integrada de hosting e service desk. Além do ganho em performance, a migração representará uma redução de cerca de 40% nos custos com TI.
Antes, a locadora contava com 18 servidores, onde alguns já estavam no limite de segurança de sua capacidade operacional. Com a entrada do novo ambiente na Ativas, serão 23 servidores virtualizados já estruturados para suportar o crescimento da companhia pelos próximos três anos, sem a necessidade de investimentos adicionais.
Outra mudança implementada é a tecnologia dos links de dados, antes ponto a ponto e que agora passarão a ser Multiprotocol Label Switching (MPLS). Desta forma, a empresa passa a oferecer soluções integradas de voz e vídeo de forma integrada, em todas as mais de 15 filiais da companhia. “A infraestrutura anterior via link dedicado, permitia somente a transmissão de dados, integrando apenas as unidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo”, aponta o diretor de TI da Locamerica, Artur Paoletti, ressaltando que a proximidade geográfica da Ativas foi um dos principais fatores para sua escolha.
Desde 1993 no mercado, a locadora sediada em Belo Horizonte conta, atualmente com uma equipe de 657 funcionários, além de uma frota de 32 mil carros.