Como modelar processos corporativos

0

O gerenciamento de processos de negócios, ou simplesmente BPM (business process management), é uma filosofia de administração muito difundida no meio empresarial. Sua proposta é otimizar os resultados de uma organização a partir da gestão minuciosa dos processos. Nesse sentido, entende-se por processos de negócio qualquer atividade de corporação que deve ser mapeada para ser melhor entendida, compartilhada, revisada e monitorada.

Para realizar o mapeamento do processo, de maneira simples e de fácil entendimento, foram criados alguns conjuntos de notações usados para o desenvolvimento de diagramas. Essas notações representam componentes de um processo de negócio como, por exemplo, tarefas, eventos e fluxos. Entre as notações mais conhecidas estão IDEF, EPC e BPMN, sendo esta mais adotada, de acordo com recentes pesquisas.

A notação BPMN (business process management notation), que atualmente encontra-se na versão 2.0, é mantida pela OMG, uma organização sem fins lucrativos que sustenta uma série de padrões usados no setor industrial. O propósito de BPMN é facilitar a criação de um diagrama que ilustra o funcionamento de um determinado processo de negócio. Esse diagrama deve ser de fácil entendimento tanto por pessoas técnicas como por não técnicas.

Um tipo específico de software, conhecido como modelador de processo de negócio, é usado para facilitar a criação dos diagramas. Eles costumam apresentar um ambiente muito amigável, gráfico e dedicado a construção de desenhos composto por paleta de componentes, janela para alteração das propriedades dos componentes, área de desenho geralmente localizado na região central, menus suspensos e de acesso rápido.

Essas ferramentas desempenham um importante papel dentro da filosofia BPM, uma vez que proporcionam um modo fácil de mapear os processos de negócio por meio da criação de diagramas. Uma vez mapeado, os processos podem ser mais bem entendidos, compartilhados, revisados, redefinidos e até mesmo monitorados.

*André Marcelo Farina é arquiteto de soluções da Lecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.