Sinal de alerta ligado

0

Dados divulgados recentemente pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) mostram que o número de ocorrências de roubo de cargas registradas em 2011 teve um aumento de  5,7% em comparação a 2010. No país todo foram constatados 13 mil casos, com prejuízos que somam R$ 920 milhões, sendo o Sudeste a região com maior incidência, 84%. Na tentativa de se proteger contra esses crimes, tem aumentado exponencialmente o investimento na aquisição de sistemas de segurança, mas que nem sempre estão ajustados às reais necessidades das companhias.

Burlar a audácia dos criminosos tem sido o maior desafio. Câmeras, alarmes e profissionais capacitados não são mais suficientes para inibir os ataques. Para ter sucesso na prevenção de ocorrências, os dispositivos de segurança estão sendo colocados em redes. Esta convergência é de extrema importância para maior agilidade na detecção da ocorrência, além de proporcionar redução de custos e a otimização de recursos e trabalho. Dentro desse novo modelo, uma das alternativas tecnológicas é o sistema de videomonitoramento inteligente (DVS, na sigla em inglês).

Essa tecnologia tem auxiliado empresas, em especial as distribuidoras, a reduzirem os furtos. O sistema, que pode ser customizado de acordo com o perfil da companhia, inclui dispositivos instalados na portaria para reconhecimento da placa do caminhão e de biometria facial do motorista. Assim, o operador tem a sua disposição dados para liberar a entrada. Na saída, o mesmo procedimento ocorre quando a central de logística informa ao sistema de segurança que o caminhão foi abastecido, está com as notas fiscais emitidas e pronto para sair. Durante a permanência do veículo na empresa, câmeras estrategicamente posicionadas gravam e alarmam qualquer atividade indevida, como estacionar ou fazer o carregamento fora das áreas demarcadas. A ferramenta ainda permite que os alarmes, inclusive com imagens, sejam enviados para o smartphone dos administradores.

Outra vantagem deste sistema é a facilidade de administração dessas informações. Com soluções inteligentes automatizadas, os dados são analisados e confrontados com parâmetros preestabelecidos. Dessa forma, não é preciso dispor de um centro com dezenas de telas de TV observadas por uma quantidade proporcional de profissionais. O gerenciamento da operação é otimizado e, desta forma, boa parte dos operadores podem ser direcionados para atividades estratégicas que auxiliem a tomada de decisão e a condução de ações ágeis e eficientes.

Buscando eliminar os riscos a que estava exposto, essa foi a tecnologia implementada por um importante distribuidor no interior do país. O reforçado sistema interno de câmeras e os vigilantes não conseguiam inibir as ações criminosas. O grande pátio de carga e descarga possibilitava o acesso de ladrões, que usavam caminhões para se passar por funcionários, e, sem levantar qualquer suspeita, faziam o carregamento dos produtos. O prejuízo só era constatado na elaboração dos relatórios. Cenário que conseguiu ser revertido graças à solução inteligente adotada.

Alinhado com os negócios, sistemas de DVS aumentam a confiança dos distribuidores com relação aos serviços prestados e reduzem de maneira expressiva os furtos, a espera dos caminhões e o consumo de papel para registro de controle e formulários. Tecnologias como essa são essenciais para trazer segurança às atividades das empresas e manter o funcionamento de suas operações sem prejuízos.
 
*José Irapuan de Lima Filho é gerente de ofertas da área de serviços da IBM Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.