Cresce entre consumidores o hábito de avaliar produto na loja e comprá-lo depois pela web, diz IBM

    2

    Há uma tendência global de diversificação na forma como os consumidores adquirem produtos, seja pela internet, seja dirigindo-se a lojas física.

    Eles estão cada vez mais propensos a comprar independentemente do ambiente (físico ou virtual), embora muitos encontrem-se ainda em um estado de transição caracterizado por dúvidas sobre atitudes futuras.

    A constatação é de pesquisa da IBM junto a 26 mil consumidores em todo o mundo (confira infográfico abaixo).

    O levantamento estudou oito categorias de produtos e identificou que as duas mais populares para compra online são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife.

    Os analistas constataram aumento do número de consumidores que avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. A tendência, denominada "showrooming", gerou quase metade das compras online nas categorias abordadas.

    Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil, diz que a interação entre real e virtual tende a crescer.

    "É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou online devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência", diz ele.

    Na avaliação do especialista, os varejistas devem tirar proveito dos avanços tecnológicos para auxiliar vendedores e consumidores e incrementar a experiência de compra, seja na loja, seja no site de e-commerce.

    Entre os demais achados da pesquisa, a IBM destaca que 35% dos entrevistados não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet, e 9% estão prontos para realizar compras futuras online.

    Dos mais de 80% que fizeram sua última compra em loja virtual (exceto produtos de mercearia), a metade está certa que voltará ao site na próxima compra.

     

    2 COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.