Taxa de cliques fraudulentos em anúncios online cresce 15% em 2007

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A taxa de cliques fraudulentos em 2007 apresentou um aumento de 15% em relação ao ano anterior, de acordo com Click Fraud Index, da Click Forensics, que coordena a Click Fraud Network, comunidade que reúne mais de 4 mil anunciantes online, agências e sites de buscas que trabalham juntos no desenvolvimento de soluções para o problema das fraudes de clique em publicidade na internet.

A expressão clique fraudulento é usada para descrever cliques deliberados em anúncios colocados em uma página de resultados de busca, mas sem a intenção de fazer negócios com o anunciante, o que eleva os custos para este, já que o site que exibe o anúncio recebe uma comissão sobre a receita publicitária distribuída pelos serviços de busca.

De acordo com o índice, a taxa média global de cliques fraudulentos subiu para 16,6% no quarto trimestre de 2007, ante uma taxa de 16,2% registrada no terceiro trimestre e de 14,2% no mesmo período do ano anterior.

A taxa média de cliques fraudulentos anúncios pay-per-click, que aparecem nos serviços de busca como o Google AdSense e o Yahoo Publisher Network, mas também em pequenos sites, foi de 28,3% no quarto trimestre, ante uma taxa de 28,1% registrada no terceiro trimestre e de 19,2% no mesmo período do ano anterior.

Os cliques fraudulentos no quarto trimestre provenientes do tráfego de botnets (redes coordenadas que usam computadores de outros usuários, normalmente para ataques de hackers) foi 15% maior do que no trimestre anterior.

Segundo o Click Fraud Index, a maior porcentagem de cliques fraudulentos foi originária de países como a Índia (4,3%) Alemanha (3,9%) e da Coréia do Sul (3,7%).

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