Microsoft lança versão 2008 do Windows Server, SQL Server e Visual Studio

0

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira (29/2) o lançamento das versões 2008 do Windows Server, SQL Server e do Visual Studio, os dois primeiros voltados para o mercado corporativo e o último, a desenvolvedores. Todas elas, porém, tem como foco o conceito de virtualização.

Entre as principais funcionalidades incluídas nos novos aplicativos corporativos, a empresa destaca a segurança em operações de missão crítica e a oferta de ferramentas que simplificam o desenvolvimento, a implementação e o gerenciamento da próxima geração de soluções e de serviços baseadas na web. Companhias como a Embratel e o Bradesco já iniciaram projetos com as novas versões, segundo a Microsoft.

De acordo com o gerente da divisão de servidores da Microsoft, Eduardo Campos, as novas versões reforçam a visão de TI dinâmica da companhia ao oferecer produtos que potencializam o impacto dos desenvolvedores e profissionais de tecnologia, além de impulsionar cada vez mais a área de tecnologia como um ativo estratégico para os negócios. "Em especial, o anúncio consolida a presença da Microsoft no mercado de virtualização, com uma tecnologia avançada e de preço acessível, que possibilita economias reais entre 42% e 75% na aquisição das soluções em comparação com as ofertas concorrentes", afirma o executivo.

O Windows Server 2008, por exemplo, tem como principal característica a tecnologia de virtualização, considerada fundamental para os usuários que desejam reduzir custos e melhorar a disponibilidade do servidor. A nova versão vai incorporar a tecnologia Hyper-V, que oferece múltiplas operações de sistemas em uma infra-estrutura virtual, inclusive com Linux e Solaris. O Hyper-V está previsto para ser lançado ainda neste ano.

Com o SQL Server 2008, a Microsoft pretende oferecer uma plataforma de dados completa e integrada de business intelligence para relatórios e análise de dados. A versão final da nova versão está prevista para o terceiro trimestre deste ano e deve incluir o aplicativo Resource Governor, que define limites de recursos e prioridades para diferentes cargas de trabalho; o Declarative Management Framework, uma estrutura de gerenciamento baseada em políticas; e os novos tipos de dados que podem ser armazenados como documentos, imagens e informações geográficas e de localização.

O Visual Studio 2008, disponível desde dezembro, já registrou cerca de 17 mil downloads para teste. O produto, segundo a Microsoft, oferece ferramentas que ajudam as empresas a desenvolver e gerenciar melhor o ciclo de vida das aplicações. Com a inclusão de suporte ao ASP.NET AJAX, LINQ e Silverlight na nova versão, também é possível criar aplicações interativas para web.

Os três produtos serão apresentados a clientes no dia 19 de março. ?Teremos um road show que vai percorrer 22 cidades até o mês de junho e ainda eventos específicos para a comunidade técnica, que acontecerão em 20 cidades. Além disso, ao longo deste ano teremos uma série de lançamentos complementares aos três?, afirmou Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.