Best Buy vai fechar 50 lojas e demitir empregados para cortar US$ 800 milhões

0

A varejita norte-americana de eletrônicos Best Buy acusou o primeiro revés, após duas décadas de expansão dos negócios, em razão da desaceleração nas vendas causada pela crise econômica que atravessa o país. A companhia irá fechar 50 lojas, o equivalente a 4,5% da rede, e demitir cerca de 400 empregados.

O plano de reestruturação tem como objetivo economizar US$ 800 milhões. A empresa realizou uma coletiva de imprensa para divulgar as medidas. “Não estou satisfeito com o caminho e o grau de mudança que atingimos até agora”, disse o CEO da Best Buy, Brian Dunn. “Estamos envolvendo nossa cadeia varejista na estratégia. Estamos aumentando nossos pontos de presença, mas diminuindo a quantidade de metros quadrados ocupados”, completou o executivo, fazendo referência ao fechamento das lojas.

O modelo de negócio da Best Buy baseia-se em lojas enormes, com um grande variedade de produtos eletrônicos, que vai de celulares a computadores. A companhia registrou US$ 1,7 bilhão de prejuízo no quatro trimestre do ano fiscal de 2012, encerrado dia 3 deste mês. No mesmo período do exercício fiscal anterior, ela havia obtido lucro de US$ 651 milhões.

Analistas atribuem o declínio da gigante norte-americana a expansão do comércio eletrônico. Munidos de computadores ou até mesmo smartphones e conectados o tempo todo à internet, os consumidores realizam pesquisas sobre suas intenções de compra e a fazem online, por meio dos próprios aparelhos. Assim, o público da Best Buy é desviado para lojas como a Amazon, gigante do segmento.

O plano, segundo os analistas, faz sentido. A Best Buy viu as vendas caírem 2,4% em seu sistema de call center e nas lojas físicas nos últimos 14 meses. A queda foi atribuída à desaceleração nos mercados de TV e PCs. O site da companhia, contudo, foi na contramão e registrou alta de 21% nas vendas.

Faz parte do plano de reestruturação da varejista o aumento de 40% no orçamento de treinamento de funcionários e incentivos financeiros aos vendedores, uma medida responsável por alavancar as vendas de celulares quando foi implantada pela primeira vez, segundo a Best Buy.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.