Executivos da Microsoft e da Dell lançaram um alerta para a indústria de tecnologia na quinta-feira, 28, ao emitirem comentários pessimistas sobre a demanda por produtos de tecnologia, ao contrário de previsões otimistas de outras empresas de TI, segundo informações do Financial Times.
A previsão mais sombria veio da Dell, que registrou uma queda de 23% na receita no seu primeiro trimestre fiscal, em decorrência do adiamento das compras de computadores pessoais feito pelas grandes empresas. O recuo das vendas da fabricante americana foi maior do que o previsto, já que a empresa optou por proteger as suas margens de lucro em vez de perseguir um aumento nas vendas por meio da queda acelerada nos preços.
Empresas como HP, Cisco e Intel apresentaram projeções otimistas para os próximos trimestres, embora de forma cautelosa, nas últimas semanas, o que sugeriu que a procura por produtos de tecnologia poderia estar dando sinais de recuperação.
Na quinta-feira, no entanto, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, jogou um balde de água fria nessas previsões. "Parece-me ingênuo pensar que o mercado pode se recuperar em um ano", afirmou o executivo na conferência de tecnologia All Things Digital (D7), realizado esta semana na Califórnia (EUA).
Segundo o jornal britânico, os executivos da Dell seguiram o coro de Ballmer e também se mostraram receosos quando ao mercado de TI, afirmando que é prematuro falar de uma recuperação. "Estamos vendo diferentes sinais e seremos um pouco mais cuidadosos do que os outros. Como base no que enxergamos do mercado", disse Brian Gladden, CFO da Dell.
- Balde de água fria