Google: excelência em buscas ainda é o maior desafio

0

Apesar do domínio incontestável no mercado de buscas, o Google ainda enfrenta o desafio de atingir a excelência no mecanismo de buscas. De acordo com o diretor geral da empresa para a América Latina, Alexandre Hohagen, o maior acesso à internet e a democratização das informações vêm tornando cada vez mais difícil colocar todo o conteúdo existente na rede indexados ao Google, já que aumenta a facilidade de se produzir e veicular informações. Por isso, ele diz que a meta da empresa é criar uma ferramenta capaz de indexar todas as fontes e conteúdos das buscas nas páginas de resultados, ou seja, uma ferramenta de busca universal, que reúna todo o conteúdo da rede mundial.
Hohagen diz que, hoje, 70% do tempo de trabalho dos engenheiros da empresa é dedicado ao desenvolvimento da ferramenta de buscas e outros 20%, voltados à criação de soluções relacionadas com a área de buscas.
O diretor de engenharia de pesquisa do Google, Berthier Ribeiro Neto, concorda que os resultados das buscas ainda têm muito que evoluir e diz que o problema que a empresa vem enfrentando é colocar as páginas mais relevantes no topo dos resultados. Para ele, um grande obstáculo é calcular o que é mais importante para cada pessoa e, por isso, o Google tem trabalhado numa forma de personalizar cada vez mais os resultados das buscas, sem desconsiderar a relevância de encontrar todo o conteúdo possível sobre o assunto pesquisado.
O diretor de produtos para a América Latina do Google, Victor Ribeiro, revela que o grande desafio da empresa na região é tornar acessível o máximo de informações por meio dos produtos oferecidos pela empresa. Ele pondera, porém, que há o obstáculo do baixo nível de acesso à internet da população na América Latina.
A saída apontada por Neto é pensar mais no consumidor do que na rentabilidade dos produtos oferecidos. Segundo ele, não adianta oferecer algo que tenha um alto impacto entre os usuários num primeiro momento, se o que interessa é ter uma audiência constante que chame os anunciantes para aquele determinado produto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.